A região considerada a nova fronteira agrícola, o MATOPIBA, compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Até o final da década de 1980, a região se baseava fortemente na pecuária extensiva; hoje, ela responde por parte significativa da produção brasileira de grãos e fibras.
Sobre a região do MATOPIBA, assinale a afirmativa incorreta.
A região possui uma densa malha ferroviária capaz de atender às diferentes áreas produtoras, o que garante o escoamento da produção a custos competitivos.
A região apresenta extensas superfícies planas, o que favorece o uso de máquinas, solos potencialmente produtivos e regime de chuvas previsível.
A região foi ocupada por posseiros e, depois, pelos fluxos migratórios vindos das regiões Sul e Sudeste, que usufruíam a vantagem do menor custo do fator terra.
A região foi ocupada por atividades agrícolas com alto conteúdo tecnológico, em substituição à pecuária extensiva, às formas tradicionais de cultura e à cobertura vegetal original.
A região foi incorporada à dinâmica do agronegócio na medida em que a agricultura tecnificada não precisou passar por modificações substanciais para se adaptar a esse novo ambiente.