A demanda por terra, a principal responsável pelo desmatamento da floresta tropical úmida, deve continuar intensa. Com isso, a liberação contínua de carbono para a atmosfera, proveniente da queima de árvores, deve se manter elevada.
Sobre os impactos do desmatamento e das queimadas, assinale a afirmativa incorreta.
A perda da biodiversidade: as espécies perdem seu habitat ou não conseguem sobreviver nos pequenos fragmentos florestais que restam.
Os impactos sociais: a redução da floresta diminui a possibilidade de ribeirinhos usufruírem os benefícios dos recursos naturais que ela oferece.
A alteração do ciclo hidrológico: o desmatamento reduz a evapotranspiração que gera a umidade dos “rios voadores” que se deslocam para o Centro-Sul.
O aumento das emissões de carbono: o desmatamento reduz a capacidade de absorção do gás carbônico (CO2) e as queimadas aumentam a quantidade de CO2 liberado para a atmosfera.
A ruptura do equilíbrio solo/floresta: o desmatamento acelera o processo de lixiviação que dissolve e retira os nutrientes dos solos, principais responsáveis pela exuberância da floresta.