Em novembro de 2021, durante as negociações da 26a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), uma coalizão formada por 77 países se comprometeu a eliminar gradualmente o uso de energia à base de carvão. A queima do mineral é uma das fontes mais poluentes do mundo.
(Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br)
Sobre o carvão mineral, é correto afirmar:
tem origem ainda pouco esclarecida pelos geólogos; tem importância histórica porque foi fundamental para a revolução industrial respondendo atualmente por cerca de 40% da matriz energética mundial.
as jazidas carboníferas apresentam grande estabilidade tectônica, o que garante a qualidade da rocha: a exploração e o consumo de carvão estão mais concentrados nos países pobres.
as principais reservas carboníferas do mundo são encontradas nos antigos escudos cristalinos da Ásia e América anglosaxônica; a Rússia possui as maiores reservas do combustível.
é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente sem ar atmosférico; a China tem a maior exploração do carvão, na atualidade.
sua distribuição no mundo é irregular, pois encontra-se mais concentrado na faixa subtropical do hemisfério Sul; o continente africano e a Austrália apresentam grandes reservas e exploração.