Imagem de fundo

Fenômenos migratórios podem ser categorizados de distintas maneiras, de acordo com os m...

Fenômenos migratórios podem ser categorizados de distintas maneiras, de acordo com os motivos principais que impulsionam determinado deslocamento populacional. Baseando-se em dados dos censos populacionais entre 2000 e 2010, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicaram em 2013 um estudo que diagnostica os padrões espaciais de migrações nas áreas metropolitanas do Estado de São Paulo. Observe o mapa:


Mapa 2. Principais fluxos pendulares com origem na Macrometrópole Paulista — 2010



(Fonte: Demografia Unicamp, 2013. Disponível em: “O fenômeno da mobilidade pendular na Macrometrópole do Estado de São Paulo: uma visão a partir das quatro Regiões Metropolitanas oficiais” - Demografia Unicamo (wordpress.com).

-

Sobre o padrão das migrações pendulares na macrometrópole paulista, assinale a afirmativa correta.

A

Permanece igual para todas as RMs, porque em toda macrometrópole paulista os movimentos pendulares são concentrados somente no entorno da RM de São Paulo, estendendo-se, no máximo para a RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

B

Demonstra desigualdade de atração, sendo a RM de São Paulo o único grande polo atrativo, enquanto em todas as outras RMs, predomina o padrão espacial de repulsão, isto é, o envio de migrantes pendulares.

C

A dinâmica espacial da mobilidade pendular é mais concentrada na RM de São Paulo e RM de Campinas, respectivamente, com direções para o entorno da região, prevalecendo, em ambas, forças de atração e repulsão.

D

O mapa de mobilidade pendular da macrometrópole paulista apresenta um perfil de migrações compatível com a desigual e desequilibrada distribuição das ofertas de emprego no Estado de São Paulo, que só são positivos na RMSP, enquanto seu entorno carece de oportunidades.

E

Não é possível afirmar com substância que as regiões metropolitanas são distintas em sua relação de migração pendular, exceto a RM da Baixada Santista, que claramente participa como grande área de gravidade atraindo migrantes pendulares.