

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
"Não pensamos que a região haja desaparecido. O que esmaeceu foi a nossa capacidade de reinterpretar e de reconhecer o espaço em suas divisões e recortes atuais, desafiando-nos a exercer plenamente aquela tarefa permanente dos intelectuais, isto é, a atualização dos conceitos."(SANTOS, 1994, p. 102)
Conforme o trecho, o processo de regionalização é estabelecer um recorte do espaço a partir de critérios preestabelecidos para estabelecer a organização espacial. A figura a seguir apresenta duas propostas de regionalização do espaço brasileiro.

Diante análise da figura é correto afirmar que
a primeira figura que apresenta 5(cinco) regiões, tem como critério principal, a intensidade do meio-técnico científico-informacional.
a segunda figura que apresenta 3(três) regiões, tem como critério principal, a predominância de fauna e flora, vislumbrando os biomas brasileiros.
a primeira figura que apresenta 5(cinco) regiões, tem como critério principal, o processo de urbanização. Foi interpretada como regiões concretas por Paul Vidal de La Blache, fundador da escola regional francesa.
a segunda figura que apresenta 3(três) regiões, tem como critério principal, aspectos geoeconômicos, e que por essa razão não se restringe aos limites dos estados.