Nos últimos anos, os evangélicos pentecostais e neopentecostais têm crescido, em número de fiéis, no Brasil, especialmente nos estados amazônicos.
-
Internet: <revistasenso.com.br> (com adaptações).
-
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
Nos estados da Amazônia ocidental, como Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, há forte difusão das igrejas neopentecostais em comunidades indígenas, o que representa uma ameaça à cultura tradicional desses povos.
A influência neopentecostal é maior nas cidades pequenas do interior da Amazônia, em razão da capilaridade de redes missionárias e templos, do que nas capitais e cidades médias, onde o catolicismo é um entrave a esse avanço.
A igreja metodista neopentecostal é a de maior número de fieis, pois foi a primeira denominação a realizar evangelização no interior da Amazônia.
Na colonização, a Amazônia sofreu o processo de aculturação, a partir da entrada da Igreja Católica Apostólica Romana; já as igrejas protestantes iniciaram sua evangelização a partir da segunda metade do século XX, acompanhando as frentes pioneiras de ocupação do território da Amazônia.
São consideradas igrejas protestantes tradicionais as denominações Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Deus é Amor e Igreja Quadrangular, presentes em todos os estados da Amazônia.