Imagem de fundo

“Na Planície avermelhada os juazeiros alargavam duas...

1
Q3139698
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Prova: CEV - URCA - Prefeitura - Professor de Geografia - 2018

“Na Planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala”. (RAMOS, Graciliano. Vidas Secas.)


O texto acima revela características de um bioma brasileiro que associado à formação vegetal e aos recursos hídricos no Brasil temos:


A

Savana, mas com ocorrência de matos em condições de domínio de clima seco. Suas plantas desenvolvem adaptações para reter água por mais tempo evitando a transpiração.


B

Formação florestal em áreas de planície inundáveis percorrida por uma rica drenagem de águas perenes (rios, canais, lagos e lagunas) que constituem uma imensa bacia hidrográfica.


C

Formação de Caatinga a qual apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12m), arbustivo (2 a 5 m) e herbáceo (abaixo de 2 m). AS características da vegetação revelam várias adaptações à sobrevivência em clima árido e seco. Algumas plantas armazenam água em caules suculentos (típicos dos cactos), enquanto outras se caracterizam por terem raízes tipicamente na superfície do solo, o que favorece o máximo de absorção de água em período chuvoso.


D

Formação de matas abertas e savanas, que, mesmo com estação seca marcada do ano, não se caracteriza por escassez de água. As plantas adaptam-se e buscam água em grandes profundidades.


E

Formações florestais (com distribuição sazonal) de níveis elevados de umidade, em função das volumosas chuvas vinculadas às condições do relevo, cujas águas ela consegue reter em grande quantidade.