

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Orientações da banca examinadora
• Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Será desconsiderado, também, qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas.
• Na FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, único documento que servirá de base para a avaliação da Prova Discursiva, escreva com letra legível e respeite rigorosamente as margens. No caso de erro, risque, com um traço simples, a palavra, a frase, o trecho ou o sinal gráfico e escreva em seguida o respectivo substituto. Atenção: parênteses não podem ser usados para tal finalidade.
O plano de manejo de uma bacia hidrográfica deve ter como objetivo manter a integridade do ecossistema aquático e preservar a quantidade e a qualidade da água. Dessa forma, investigações que identifiquem possíveis causadores de danos serão cruciais na manutenção dos recursos ambientais da bacia em questão. O escoamento superficial e subsuperficial, por exemplo, são processos que desencadeiam a poluição difusa, pois, na maioria das bacias hidrográficas, o mecanismo de transporte de poluentes solúveis gera um fator de carga poluidora que pode vir a comprometer todo o sistema hídrico e ecológico em questão.

L. B. Simões. A importância das matas ripárias no controle da poluição difusa.
In: R. Henry. Ecótonos nas interfaces dos ecossistemas aquáticos.
São Carlos, RiMa, 2003, USDA, 1991 apud. (com adaptações).
Considerando que o texto e as figuras apresentadas têm caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca da dinâmica dos processos em ecossistemas aquáticos, em especial de águas continentais. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
► geoprocessamento para a modelagem de ecossistemas aquáticos;
► planejamento territorial e poluição difusa.