Durante o século XX, o Brasil passou por uma profunda transformação urbanística, migrando de uma sociedade predominantemente rural para uma majoritariamente urbana. Hoje, embora as áreas urbanas ocupem menos de 1% do território nacional, elas abrigam a maior parcela da população do país.
Observe o mapa a seguir:
Fonte: IBGE. População por situação de domicílio. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br
Considerando a evolução da população urbana e rural no Brasil, é incorreto afirmar que:
No século XX, o Brasil passou por uma transição de uma sociedade majoritariamente rural para uma sociedade urbana, com a população urbana ultrapassando a rural em meados da década de 1970.
Em 1920, apenas cerca de 17% da população brasileira vivia em áreas urbanas, enquanto as grandes cidades concentravam a maior parte dos habitantes urbanos do país.
A industrialização acelerada nas décadas de 1940 e 1950 foi um virar de chave para a expansão das cidades brasileiras, provocando transformações no espaço geográfico urbano e um crescimento acentuado nas regiões metropolitanas.
Na década de 1920, apenas seis cidades brasileiras tinham mais de 100 mil habitantes, dentre elas estão Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
O gráfico apresenta uma inversão entre população rural e urbana, por meio da ascensão contínua da população rural e declínio progressivo da população urbana.