Imagem de fundo

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e sepa...

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista, ocorrido em 1824, simbolizando a resistência contra o autoritarismo imperial. No Nordeste, o movimento abrangeu províncias como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, refletindo o descontentamento com as políticas centralizadoras de Dom Pedro I. No Ceará, a revolta ganhou força especialmente em Quixeramobim, cidade natal de Padre Mororó, um de seus líderes, juntamente com Tristão Gonçalves e Carneiro da Cunha. Sobre as causas e consequências do movimento, marque a opção INCORRETA:

A

Dom Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte e, em vez de permitir um processo democrático, impôs a Constituição de 1824, que centralizava o poder nas mãos do imperador.

B

O Nordeste enfrentava dificuldades econômicas e se via marginalizado pelo governo imperial, que priorizava os interesses do Sudeste.

C

Apesar de sua derrota, a Confederação do Equador contribuiu para o fortalecimento do sentimento republicano no Brasil, que culminaria na Proclamação da República em 1889.

D

A insurreição dos revoltosos debelou a radicalização da oposição a Dom Pedro I que, pressionado, acabou por apoiar e validar o movimento republicano em 1831.