Imagem de fundo

“De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo...

“De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização” (SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2012).


Sobre a forma em que a globalização atinge as diferentes porções do espaço mundial, pode-se concluir que:


A

Não há diferença sobre a forma em que esse processo atinge os lugares, uma vez que a globalização proporciona o acesso à informação de forma homogênea.


B

As diferentes nações não possuem os mesmos papéis na economia mundial, assim a globalização nem sempre é sentida de forma positiva, já que a desigualdade é estrutural.


C

A globalização possibilita o desenvolvimento econômico em seu sentido mais amplo, uma vez que todas as sociedades são beneficiadas pelo desenvolvimento técnicocientífico-informacional.


D

A globalização representa o retrocesso da evolução das sociedades, já que não favoreceu o pleno desenvolvimento tecnológico e cultural das nações.