Imagem de fundo

Leia o texto a seguir. A experiência pedagógica nos ensina...

Leia o texto a seguir.


A experiência pedagógica nos ensina que o ensino direto de conceitos sempre se mostra impossível e pedagogicamente estéril. O professor que envereda por esse caminho costuma não conseguir senão uma assimilação vazia de palavras, um verbalismo puro e simples que estimula e imita a existência dos respectivos conceitos na criança, mas, na prática, esconde o vazio.


CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cadernos Cedes, v. 25, n. 66, 2005. Disponvel em: https://repositorio.bc.ufg.br/riserver/api/core/bitstreams/03c6ad6e-9810- 4748-92da-194e0d08a42f/content. Acesso em: 19 jan. 2026. [Adaptado].


No contexto do ensino de Geografia na educação básica fundamentado na teoria histórico-cultural, como se caracteriza o processo de formação de conceitos geográficos?


A

Constrói-se pela organização lógica de percepções empíricas, permitindo que o aluno deduza leis gerais a partir da observação direta do cotidiano.


B

Ocorre por meio da transposição da estrutura técnica da ciência, priorizando a abstração teórica para assegurar a objetividade do conhecimento geográfico.


C

Processa-se pela mediação pedagógica entre os conceitos espontâneos do aluno e os conhecimentos científicos.


D

Depende do nível de desenvolvimento mental já alcançado pela criança, de modo que o aprendizado segue a maturação biológica das funções cognitivas.