Imagem de fundo

Ao planejar uma sequência didática sobre sociedade, lugar e...

Ao planejar uma sequência didática sobre sociedade, lugar e paisagem, uma professora de Geografia decide abandonar duas reduções frequentes no ensino: a primeira, que toma a paisagem como mero conjunto de formas visíveis; a segunda, que identifica o lugar apenas como localização cartográfica. Para fundamentar teoricamente a aula, ela recorre à tradição humanista, tal como mobilizada no debate geográfico contemporâneo. Considerando essa perspectiva e o diálogo com Yi-Fu Tuan, assinale a alternativa correta.


A

O lugar pode ser compreendido como experiência pessoal dotada de significado, vinculada à vivência, à percepção e à construção de sentidos; por isso, no ensino, a paisagem pode funcionar como porta de entrada social, mas não esgota a compreensão do espaço.


B

O lugar pode ser compreendido como experiência espacial dotada de significado, vinculada à vivência, à percepção e à construção de sentidos; por isso, no ensino, a paisagem pode funcionar como porta de entrada analítica, mas não esgota a compreensão do lugar.


C

O lugar pode ser compreendido como experiência pessoal dotada de significado, vinculada à vivência, à percepção e à construção do espaço; por isso, no ensino, a paisagem pode funcionar como porta de entrada analítica, mas não esgota a compreensão do lugar.


D

O lugar pode ser compreendido como experiência espacial dotada de significado, vinculada à vivência, à percepção e à construção do espaço; por isso, no ensino, a paisagem pode funcionar como porta de entrada hermenêutica, mas não esgota a compreensão do lugar.


E

O lugar pode ser compreendido como experiência espacial dotada de significado, vinculada à vivência, à percepção e à construção de lugares; por isso, no ensino, a paisagem pode funcionar como porta de entrada hermenêutica, mas não esgota a compreensão do lugar.