Imagem de fundo

Na obra Geografia Econômica, de Pierre George, na Primeira...

Na obra Geografia Econômica, de Pierre George, na Primeira Parte — “Os homens e os sistemas econômicos”, no Capítulo 1 — “Os homens”, o autor examina a distribuição geográfica da população e discute a relação entre população e superfície ocupada. Considerando o argumento desenvolvido pelo autor, assinale a alternativa que interpreta corretamente a noção empregada para avaliar a ocupação humana do espaço geográfico.


A

A pressão demográfica exprime a relação necessária entre crescimento populacional e escassez de recursos e transporte, permitindo explicar, por si, os contrastes econômicos entre regiões agrícolas, industriais e áreas subdesenvolvidas.


B

A densidade econômica exprime a capacidade real de uma superfície sustentar populações distintas, permitindo comparar diretamente regiões naturais diferentes e definir, com precisão, o nível ótimo de ocupação territorial ao longo do tempo e sua dinâmica própria.


C

A densidade de população exprime uma relação numérica entre população e superfície ocupada, podendo servir como noção de posição ou aproximação, mas possui apenas valor indicativo e não deve ser tomada como relação interpretativa ou explicativa.


D

A capacidade regional de suporte exprime o equilíbrio entre recursos naturais e efetivos humanos, permitindo estabelecer uma medida comum para avaliar os potenciais produtivos de superfícies iguais em diferentes regiões.


E

A ocupação quantitativa do território exprime a correspondência direta entre população, superfície e recursos disponíveis, permitindo transformar a densidade em critério suficiente para explicar as diferenças econômicas e sociais.