

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Horizonte, unidade federativa do Estado do Ceará, localiza-se na microrregião do Município de Pacajus e mesorregião metropolitana de Fortaleza (IBGE/2008), tem como municípios limítrofes
ltaitinga, Guaiuba, Pacajus e lguape.
Aquiraz, Cascavel, Pacajus, Guaiuba e ltaitinga.
ltaitinga, Barreira, Chorozinho e Pacajus.
Aquiraz, Cascavel, Chorozinho e Guaiuba.
Cascavel, Pacajus, ltaitinga, Eusébio e Barreira.
Leia o texto abaixo.
“A cada ano, a costa cearense perde até sete metros da faixa litorânea, resultado do avanço do mar. Em 2012, o agravante foi a seca, que comprometeu ainda mais as faixas de praias, já com histórico de degradação do meio ambiente como consequência da erosão”.
PEIXOTO, Marcos. "seca agrava avanço do mar e erosão no litoral cearense"; Diário do Nordeste. Disponível em <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/seca-agrava-avanco-do-mar-e-erosao-no-litoral-cearense-1.53714>. Acesso em: 06 de abril de 2016
A erosão costeira se configura como um dos maiores problemas ambientais evidenciados ao longo do litoral cearense. Com base nisso, assinale a alternativa correta quanto às causas e consequências desse processo.
A erosão das praias vem sendo intensificada, nos últimos anos, em virtude do aumento da ação das ondas e marés, sem influenciar na atividade turística.
A interferência humana, através da construção de estruturas urbanas ao longo da faixa de praia, é um dos fatores que tem contribuído para a intensificação do processo erosivo em várias praias do Ceará.
Ainda não existem estudos que comprovem a relação entre os períodos de estiagem com a intensificação do processo de erosão na costa cearense.
Medidas de contenção aos processos erosivos, em ambientes de praias, como: a construção de espigões e muros de contenção, são boas iniciativas para a manutenção do equilíbrio do ambiente a longo prazo.
A especulação imobiliária tem exercido influência bastante significativa para o avanço do processo de ocupação das áreas costeiras, buscando sempre observar as peculiaridades e vulnerabilidades apresentadas pelo ambiente.
Dentre os festejos do Município, destaca-se por difundir um produto do litoral:
Festa do Caju.
Feira da Aliança.
Festa dos Coqueiros.
Feira da Carnaúba.
Festa do Camurupim.
De acordo com o censo demográfico 2010 do IBGE, assinale a alternativa que apresenta os 05 (cinco) municípios mais populosos do estado do Ceará.
Fortaleza, Sobral, Pacajus, Eusébio e Juazeiro do Norte.
Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá, Cascavel e Pindoretama.
Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
Fortaleza, Caucaia, Sobral, Limoeiro do Norte e Eusébio.
Assinale a opção que descreve CORRETAMENTE o período chuvoso no estado do Ceará.
Historicamente as regiões do litoral e sertão cearense têm seu quadrimestre mais chuvoso situado entre os meses de fevereiro e maio, enquanto o quadrimestre mais chuvoso na região do Cariri cearense é de janeiro a abril.
Analisando a pluviometria média anual dos últimos quarenta anos, no estado do Ceará, verifica-se que as maiores médias pluviométricas anuais foram registradas na região dos Inhamuns e na região jaguaribana.
A região do semiárido cearense possui uma média histórica pluviométrica anual muito superior à que se encontra registrada para a região do litoral cearense.
Historicamente os maiores totais pluviométricos no estado do Ceará são registrados entre os meses de outubro e janeiro e os menores de fevereiro a maio.
As áreas serranas no estado do Ceará encontram-se dispersas pela depressão sertaneja e possuem relevo dissecado em rochas do embasamento cristalino. Entre os ambientes serranos cearenses, destaca-se a serra de Baturité com altitudes superiores a 900 metros. Assinale a alternativa que cita o tipo de vegetação natural predominante na serra de Baturité (IBGE, 2004).
(IBGE, Mapa de Vegetação do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, 2004)
Caatinga arbustivo/arbórea.
Floresta Ombrófila.
Cerrado.
Floresta de Araucária.
O Jaguaribe é o principal rio do estado do Ceará e sua bacia hidrográfica drena uma área de aproximadamente 48% do território cearense. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao rio Jaguaribe-CE.
Suas nascentes encontram-se situadas na serra da Joaninha, no município de Tauá-CE, e sua foz no oceano Atlântico, na divisa dos municípios cearenses de Fortim e Aracati.
Entre os principais açudes que têm suas barragens situadas no rio Jaguaribe, encontram-se o Orós, o Araras e o Acarape do Meio.
Sua bacia hidrográfica abrange quase a metade do estado do Ceará e grande parte dos estados de Pernambuco, Piauí e uma pequena porção do Maranhão.
Suas nascentes encontram-se situadas na serra do Machado, porção central do sertão cearense, e sua foz no oceano Atlântico, na divisa dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.
O município de Caucaia (palavra indígena cujo significado é mato queimado ou vinho queimado) compõe um dos mais importantes municípios do Estado do Ceará, sobre as características geográficas e econômicas do município destacamos:
I. Limita-se com Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pentecoste e São Gonçalo do Amarante.
II. Caucaia detém a 2ª maior concentração turística do estado do Ceará, atrás apenas de Fortaleza.
III. Apesar de estar fora da região metropolitana de Fortaleza constitui um dos municípios de maior integração com a Capital, sobretudo devido ao complexo Portuário do Porto do Pecém.
IV. Como atrativos para o turismo ligado ao meio ambiente e ecologia, Caucaia conta com extenso litoral, Área de Proteção Ambiental do Rio Cauípe e Estação Ecológica do Pecém.
Marque a opção que indica a(s) alternativa(s) CORRETA(S).
I – IV.
III – IV.
I – III – IV.
III.
II – III – IV.
Sobre a Hidrografia do município de Caucaia, analise as afirmativas a seguir.
I. Seus principais rios são o Ceará, o Cauipe e o Cocó.
II. Possui um importante sistema de lagoas e açudes perenes, com destaque para os açudes Sítios Novos e Cauipe.
III. Grande parte de sua hidrografia é composta por rios temporários e tem como exemplo o riacho Tapeba e o Pitaguary, referentes aos povos que viviam na margem desses veios de água.
IV. A Bacia do Rio Ceará fica situada no limite com Fortaleza, onde se destacam os manguezais, a mata ciliar e a área estuarina, com presença de algumas dunas.
V. A Bacia do Rio Cauípe e riacho Juá, localizada na área central do município, se destaca pelo barramento parcial feito pelo cordão de dunas, formando o Lagamar do Cauípe.
Marque a opção que indica a(s) alternativa(s) CORRETA(S).
I – II – III.
IV – V.
III.
III – IV.
I – II – III – V.
De acordo com dados do IPECE, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, de 2010, responda a alternativa correta, no que se refere à demografia do Município de Quixadá:
A população urbana corresponde a 71,32% da população geral do Município;
A população urbana corresponde a 51,36% da população geral do Município;
A população rural corresponde a 23,84% da população geral do Município;
A população de homens corresponde a 39,85% da população geral do Município;
A população de mulheres corresponde a 54,23% da população geral do Município.
De acordo com o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca - PAE-CE, assinale a alternativa que cita o domínio natural situado no estado do Ceará que onde abriga as maiores áreas suscetíveis aos processos de desertificação.
Sertões.
Litoral.
Serra úmidas.
Planícies fluviais.
No município de Fortaleza, as praias se dispõem de modo alongado por toda a costa, sendo interrompidas, em alguns trechos, pelas planícies fluviomarinhas dos rios Ceará, Cocó e Pacoti. Assinale a opção que descreve de forma CORRETA as condições predominantes das referidas planícies fluviomarinhas.
São constituídas de sedimentos predominantemente arenosos e com pequenas concentrações de matéria orgânica, condições estas que colaboram para a inexistência de cobertura vegetal.
São caracterizadas pela ausência ou fixação da vegetação, favorecendo a mobilidade dos sedimentos por meio de transporte eólico.
São formadas por sedimentos arenosos de coloração avermelhada e pela ausência da cobertura vegetal.
São constituídas pela deposição de sedimentos predominantemente argilosos e com grandes concentrações de matéria orgânica.
O rio Cocó é o principal curso d'água situado na cidade de Fortaleza e suas nascentes encontram-se na serra da Aratanha, município de Pacatuba-CE. Das alternativas abaixo, assinale a que se refere à localização CORRETA da foz do rio Cocó.
Nos municípios de Fortaleza e Aquiraz, entre as praias da Sabiaguaba e Porto das Dunas.
No município de Fortaleza, entre as praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba.
Nos municípios de Fortaleza e Caucaia, entre as praias da Barra do Ceará e Iparana.
Na praia do Porto das Dunas, município de Aquiraz.
O município de Horizonte é dividido em distritos, que são
Horizonte, Aningas e Catolé.
Dourado, Olho D'água do Venâncio, Aningas e Catolé.
Queimados, Catolé, Aningas, Dourado e Horizonte (sede).
Olho D'água, Catolé, Aningas e Queimados.
Olho D'água do Venâncio, Horizonte (sede) e Dourado.
O Município de menor extensão territorial, limítrofe com o Município de Quixadá é:
Choró;
Canindé;
Ibaretama;
Ibicuitinga;
Quixeramobim.
Leia a seguinte afirmação.
Alunos pequenos precisam ter acesso livre à linguagem cartográfica, para que possam explorá-la. Você pode deixar na sala um globo terrestre, alguns atlas entre os livros e ao menos um mapa exposto na lousa ou nas paredes para que os alunos manuseiem e se familiarizem com essa linguagem. As análises mais complexas serão trabalhadas em anos posteriores.
http://www.plataformadoletramento.org.br/
Sobre letramento ortográfico, analise afirmativas a seguir.
I. O estudo dos mapas perdeu sua eficácia para a tecnologia dos GPS, smartphones, tablets etc.
II. Dominar a linguagem dos mapas deve acontecer desde os primeiros anos de vida.
III. Conceitos básicos, como lateralidade, escala, símbolos e pontos de vista, entre muitos outros, devem ser trabalhados dentro e fora da escola.
IV. A visão vertical dos mapas não é captada por uma criança até os nove anos de idade porque não consegue se familiarizar com a imagem dos objetos.
V. Os mapas têm uma linguagem própria, que deve ser compreendida por leitores. É preciso treinar o olhar, exercitar, ver e fazer muitas vezes.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
II – III – V.
I – III – V.
I – II – III.
II – IV – V.
III – IV – V.
Governo reduz tamanho da Região Metropolitana.
Fonte:(http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/governoreduztamanho- da-regiao-metropolitana-1.1356264)
As regiões metropolitanas do país foram definidas e instituídas por força legal (Lei Complementar Federal nº 14/73). Posteriormente, no ano de 2014, foram incluídos alguns municípios na RMF (lei complementar nº 144/14). O atual governo do Estado do Ceará, no ano de 2015, conforme matéria publicada num grande periódico, propõe a retirada desses municípios com intenção de implantar o projeto do bilhete único. Os municípios questionados são:
São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Paracuru e Trairi.
Pecém, Trairi, Paracuru, Pindoretama.
São Luís do Curu, Paraipaba, Paracuru e Trairi.
Chorozinho, Paraipaba, Trairi e Paracuru.
Caucaia, Maracanaú, Pacatuba e Maranguape.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB.
(Extraído de www.ceara.gov.br)
A economia cearense é uma das que mais cresceram e/ou sentiram os índices negativos econômicos. Segundo dados do IPECE (2015), quais foram os cinco municípios de maior PIB no ano de 2015, respectivamente?
Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Caucaia.
Fortaleza, Caucaia, Sobral, Maracanaú e Juazeiro do Norte.
Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.
Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral e Juazeiro do Norte.
Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.
A Região Metropolitana de Fortaleza – RMF – foi criada em 1973 abrangendo diversos municípios que têm forte relação social e econômica com a capital. Assinale a opção que apresenta somente municípios que NÃO fazem parte da RMF.
Cascavel e Pindoretama.
Baturité e Aracoiaba.
Guaiuba e São Gonçalo do Amarante.
Pacatuba e Pacajus.
Atente ao excerto a seguir: “Vários agentes, políticos, econômicos e sociais, interferem direta ou indiretamente na produção, apropriação e uso do solo urbano, contribuindo para o aumento da segregação socioespacial em Fortaleza. [...] Os municípios metropolitanos apresentaram, também, nos últimos decênios, um intenso crescimento demográfico e, com a extensão do tecido urbano de Fortaleza, tornaram-se como bairros seus.”
Souza, Maria Salete de. Segregação socioespacial em
Fortaleza. Litoral e sertão, natureza e sociedade no
Nordeste brasileiro. Expressão gráfica. Fortaleza, 2006.
p.149.
Analise as seguintes afirmações sobre a cidade de Fortaleza e sua região metropolitana.
I. O tecido urbano da cidade de Fortaleza mostra com clareza que há uma forte discrepância dos equipamentos urbanos entre os bairros Aldeota e Barroso.
II. Graças às políticas estaduais e municipais de habitação, o número de favelas e áreas de risco tem diminuído severamente em Fortaleza e na região metropolitana nos últimos dez anos.
III. Os movimentos migratório campo-cidade, no Ceará, intensificaram-se a partir dos anos 1950, em virtude do declínio de alguns setores econômicos, agravados pela incidência das secas.
É INCORRETO o que se afirma em
I e II apenas.
II apenas.
I e III apenas.
I, II e III.