Questões de Concurso sobre Energia e Industria

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
295 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Entre as fontes energéticas utilizadas no Brasil, está o carvão mineral. Sobre o carvão mineral, analise as assertivas abaixo:


I. O carvão mineral é produzido no Brasil a partir de depósitos na Bacia do Paraná, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

II. A geração de chuva ácida não é um problema ambiental decorrente da mineração do carvão.

III. A mineração do carvão provoca outros problemas ambientais, além da acidificação dos rios, tais como: poluição dos solos, degradação da paisagem e rebaixamento do nível freático.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

I, II e III.

As usinas hidroelétricas geram a energia elétrica, considerada renovável, e hoje ela é responsável pelo abastecimento de cerca de 64% da demanda brasileira por energia.


C

Certo


E

Errado

Historicamente, a organização da produção no sistema capitalista teve diferentes formas e dois expoentes: o Fordismo e o Toyotismo. Sobre isso, analise as assertivas abaixo:


I. O Fordismo impulsionou a produção em massa, contribuindo para formar o que hoje se conhece por sociedade de consumo.

II. O Toyotismo provocou mudanças nas relações de trabalho. Ao exigir do operário mais informação e conhecimento para que efetuasse várias funções, intensificou o processo da substituição da mão de obra humana pelas máquinas e sistemas tecnológicos em um processo excludente.

III. O Toyotismo teve seu auge no Japão por meio do desenvolvimento da robótica e de sua gradativa inserção no processo produtivo.


Quais estão corretas?


A

Apenas II.


B

Apenas I e II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

O meio técnico-científico-informacional começou, próximo ao pós-Segunda Guerra Mundial, com o advento da revolução científico–técnica.


C

Certo


E

Errado

Bangladesh é um país localizado no sul da Ásia, limitado pela Índia a oeste, norte e leste, e pela Birmânia (atual Mianmar) a sudeste. É um dos países mais densamente povoados do mundo e possui uma rica história cultural e uma economia em crescimento. Considerando a economia de Bangladesh, é possível afirmar que se trata de um exemplo de:


A

Diversificação industrial.


B

País expansionista.


C

Industrialização tardia.


D

Urbanização limitada.

Muitas vezes chamadas de “energia limpa”, as energias renováveis produzidas nas hidrelétricas e nos parques eólicos do Brasil causam impactos.

Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:

I- A migração é um exemplo de impacto social que pode ser decorrente da geração deste tipo de energia.

II- A perda da biodiversidade é um exemplo de impacto ambiental que pode ser decorrente da geração deste tipo de energia.

III- Aumento do sequestro de carbono pela vegetação é um exemplo de impacto ambiental que pode ser decorrente da geração deste tipo de energia.

É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III apenas.


C

I e III apenas.


D

I e II apenas.


E

II apenas.

“Energia renovável são aquelas que contam com recursos não esgotáveis; um exemplo é a energia __________, que utiliza a força promovida pelos ventos, que é o movimento das massas de ar, para a produção de energia. É considerada uma energia limpa e inesgotável.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.


A

eólica


B

oceânica


C

geotérmica


D

de biomassa

A energia geotérmica ou geotermal é proveniente do calor existente no exterior da crosta terrestre e existe desde que o planeta foi criado. Essa fonte alternativa de energia apenas é possível pois a Terra retêm calor devido à camada de Ozônio, gás que constitui as rochas derretidas.


C

Certo


E

Errado

Bacia hidrográfica, considerada a terceira em potencial hidrelétrico do País, onde está localizada a usina de Tucuruí.


A

Bacia do Rio Paraná.


B

Bacia do Rio São Francisco.


C

Bacia do Parnaíba.


D

Bacia do Rio Amazonas.


E

Bacia do Rio Tocantins-Araguaia.

O Brasil possui poucas reservas de alguns recursos energéticos não renováveis, apesar de 64% de seu relevo ser formado por bacias sedimentares e, além disso, possuir algum recurso energético não renováveis que predomina no País, esse, é de baixa qualidade (reduzido número de carbonos). Nesse sentido, assinale a assertiva que representa um dos recursos energéticos não renováveis que predomina no Brasil mesmo sendo de baixa qualidade para extração.


A

Xisto betuminoso


B

Petróleo


C

Carvão mineral


D

Gás natural


E

Urânio

Todo processo de desenvolvimento de um país está, direta ou indiretamente, associado à sua capacidade de gerar ou adquirir energia. No Brasil, as principais fonte de energia são as hidroelétricas, o petróleo, o carvão mineral e os biocombustíveis. Alguns desse recursos se autorregeneram, sendo repostos pela própria natureza - Energia Renováveis; enquanto que outros recursos apresentam reservas exauríveis - Energia não renovável. Assinale, abaixo, qual das alternativas é uma fonte de energia não renovável:


A

Geotérmica


B

Eólica


C

Solar


D

Oceânica


E

Combustíveis de origem fóssil

A energia nuclear ou atômica é produzida em termonucleares a partir da fissão de minerais radioativos, A energia nuclear suscita principalmente do urânio, contudo também pode ter origem a partir do tório e do plutônio. Entre os principais produtores de energia nuclear podem se destacar alguns países, assinale a assertiva que apresenta o percentual correto de participação de algum desses países, na produção de energia nuclear ou atômica.


A

Estados Unidos – 20,2%.


B

França – 35%.


C

Japão – 75%.


D

Rússia – 65%.


E

Coréia do norte – 80%.

Sobre as etapas de exploração do petróleo no Brasil, assinale a assertiva que representa de forma correta pelo menos uma dessas etapas.


A

1ª etapa: 1900 a 1910 – explorações de áreas sob o regime da livre iniciativa em Bofete (SP).


B

2ª etapa: 1938 - nacionalização das riquezas do nosso subsolo devido à criação do Conselho Nacional do Petróleo.


C

3ª etapa: 1970 – criação da Petrobrás juntamente com o estabelecimento do monopólio estatal.


D

4ª etapa: 1980 – flexibilização do Monopólio, conforme a Lei 9478 de 6 de agosto de 1980.


E

5ª etapa: 2000 – facilitação da distribuição e 2005 - flexibilização do Monopólio.

Existem diversas fontes de energia que alimentam as atividades humanas, cada uma com seus próprios usos, vantagens e consequências ambientais. Sobre esse tema, considere os textos abaixo:


I.Usa materiais orgânicos, como resíduos agrícolas e madeira, para gerar calor ou eletricidade, mas a produção excessiva pode causar poluição e competição com a produção de alimentos.

II.Explora o calor do interior da Terra para gerar eletricidade ou aquecimento. É uma fonte de energia de baixa emissão, mas está disponível apenas em áreas geotermicamente ativas.


Os textos referem-se a:


A

Energias não renováveis, biomassa e geotérmica, respectivamente.


B

Energias renováveis, biomassa e geotérmica, respectivamente.


C

Energias renováveis, hidrelétrica e geotérmica, respectivamente.


D

Energias não renováveis, eólica e biomassa, respectivamente.

"Existem alguns principais tipos de indústrias, classificadas com base na tipologia de suas mercadorias, havendo, porém, inúmeras outras formas de divisão da atividade industrial."

Assinale a assertiva que representa o tipo de indústria que fabricam os chamados bens de produção, isto é, aqueles produtos que não são consumidos pelas pessoas, mas empregados por outras indústrias para a fabricação de mercadorias. Podem ser máquinas industriais ou matérias-primas transformadas, tais como o alumínio, o ferro, entre outras.


A

Industria de base.


B

Industria de bens duráveis.


C

Industria de avançada.


D

Industria de não duráveis.


E

Industria tecnológica.

A energia solar pode ser aproveitada por meio de células fotovoltaicas, porém a elevação crescente dos preços dessas células tem impossibilitado a sua utilização em áreas que não dispõem de outras formas de energia.


C

Certo


E

Errado

A energia eólica, fonte limpa de energia, é produzida pela movimentação de hélices resultante da ação do vento, e a área ocupada pode ser usada, simultaneamente, pela agropecuária.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/05/23/geracao-de-energia-solar-alcanca-marca-historica-de-1-tw.ghtml. Acesso: 09 abr. 2022.


Com relação ao uso de energia solar no Brasil, julgue as afirmativas a seguir:


I. Apresenta grande potencial, uma vez que a incidência de luz solar no território brasileiro é muito superior, se comparada com os países pioneiros na implantação dessa modalidade de energia.

II. Promove a melhoria da eficiência do setor energético, ao diversificar a matriz elétrica e reduz a necessidade de uso das usinas termelétricas, mais caras e poluentes.

III. Contribui para o desenvolvimento social, ao ampliar a oferta de empregos no setor energético e permite impactos menores no custo das tarifas, por ser uma energia limpa e mais barata.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Ano: 2023
Prova: FUNDATEC - Prefeitura de Morro Reuter - Professor - Área: Ciências - 2023

“Em 2021, o total de emissões antrópicas associadas à matriz energética brasileira atingiu 445,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (Mt CO2-eq), sendo a maior parte (197,8 Mt CO2-eq) gerada no setor de transportes. Em termos de emissões por habitante, cada brasileiro, produzindo e consumindo energia em 2021, emitiu em média 1,9 t CO2-eq, ou seja, o equivalente a 13% de um americano, 32% de um cidadão da União Europeia e 27% chinês, de acordo com os últimos dados divulgados pela Agência Internacional de Energia (IEA em inglês) para o ano de 2019” (FONTE: MME. 2022. Balanço energético Nacional 2022 – Ano base 2021. Relatório Final). Considerando o ano de 2021, assinale a alternativa que apresenta a principal fonte de energia elétrica no Brasil e o principal setor consumidor de energia no Brasil.


A

Hidráulica – indústria.


B

Hidráulica – agropecuária.


C

Gás natural – indústria.


D

Hidráulica – residencial.


E

Gás natural – comercial.

Ano: 2023
Prova: FUNDATEC - Prefeitura de Morro Reuter - Professor - Área: Ciências - 2023

Ao conjunto de estruturas e mecanismos dispostos em uma localidade para o fornecimento de energia damos o nome de:


A

Rede de transmissão.


B

Balanço energético.


C

Eficiência energética.


D

Rede elétrica.


E

Matriz energética.

   
Gerar simulado