

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Estado do Acre faz divisa com dois estados brasileiros e também com dois países Sul-americanos. Assinale a alternativa que corresponde aos dois estados e aos dois países.
Amazonas e Rondônia; Peru e Bolívia
Mato Grosso e Pará; México e Venezuela
Goiás e Tocantins; Equador e Bolívia
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Paraguai e Bolívia
Amazonas e Pará; Venezuela e Peru
Os povos indígenas, conforme remonta a história do Mato Grosso, são pertencentes a territórios e expropriação específicas, em cada tribo, existe a denominação e divisão dos troncos linguísticos, sendo que na Região Sul e Centro Mato-grossense, concentraram-se em terras imemoriais os povos:
Apiaká e Kayabi;
Paresi e Umutina;
Bororo e Bakairi;
Nambikwara e Myky.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o número de países localizados na América do Sul:
10.
11.
12.
13.
14.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do município de desmembramento de Piraquara:
São José dos Pinhais.
Curitiba.
Pinhais.
Morretes.
No que se refere ainda ao Mercosul, assinale o País que NÃO se encontra na situação de Estado Associado:
Bolívia.
Guiana Francesa.
Guiana.
Suriname.
Chile.
Esta vegetação ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro, possui uma vegetação caracterizada por árvores baixas, raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos, seu solo pobre em nutrientes e possui nível elevado de acidez e possui um clima úmido e quente. Esta descrição corresponde:
Mangues.
Mata de araucária.
Floresta amazônica.
Cerrado.
De acordo com o IBGE, no ano de 2017 o Município de Campos de Júlio obteve um PIB per capita de R$ 190.238,95, o maior dentre os 141 municípios de Mato Grosso e o 12ª mais elevado no ranking dos 5.570 municípios brasileiros.
Uma ponderada explicação para o valor exorbitante desse indicador no Município de Campos de Júlio é o(a):
excessivo número de famílias dependentes de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família.
renda elevada oriunda da volumosa produção agrícola dividida por uma população residente diminuta.
construção de grandes obras de infraestrutura. que ampliou a massa salarial paga aos trabalhadores.
transferência de recursos federais e estaduais como medida compensatória à criação de terras indígenas e unidades de conservação.
A respeito das informações abaixo sobre o município de Erechim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Erechim se emancipou em 30 de abril de 1918.
( ) O município está sob a influência do clima temperado.
( ) Erechim está localizada na região do Alto Uruguai.
( ) Erechim tem como limites ao sul os municípios de Aratiba e Três Arroios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – F.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – F.
V – F – F – V.
Leia o fragmento do texto:
Comprar e vender é essencial para que qualquer país possa desenvolver sua economia e manter boas relações com nações estrangeiras. Nem sempre isso acontece como deveria, como é o caso da recente guerra comercial entre EUA e China. Mas, desentendimentos fazem parte do jogo, no qual os dois lados procuram as melhores condições para favorecer seu povo e sua economia. E o Brasil não é um jogador fraco nesse jogo que já dura centenas de anos.
Apesar de ser um país relativamente jovem e que ainda tem muito a aprender com nações mais desenvolvidas em diversos aspectos, possuímos uma boa reputação internacional. Considerada a 24.ª maior economia de exportação no mundo, o Brasil tem como principais exportações a soja, o minério de ferro, o açúcar bruto e a carne de aves, enquanto petrolíferos refinados, peças de veículos, medicamentos, telefones e carros constituem as principais importações do país.
Disponível em: www.folhadocomercio.com.br. Acesso 12/12/2019.
Sobre a relação do Brasil no contexto do comércio internacional, pode-se afirmar que:
A diferença político-ideológica entre os governos dos Estados Unidos e Brasil gerou crise na relação comercial desses países, o que fez com que o país Norte Americano boicotasse produtos agrícolas brasileiros.
O principal destino dos produtos brasileiros, na América Latina, é o Chile, que compra mais da metade da proteína animal do Brasil, haja vista que o território chileno é montanhoso e impróprio para a pecuária.
A China é a principal parceira comercial do Brasil, haja vista que é a maior importadora de produtos brasileiros, destacando a soja, a carne, o minério de ferro, entre vários outros itens.
O Brasil, por discordar das posições políticas e ideológicas, não mantém relação comercial com os países Árabes do oriente médio.
O maior responsável pelo superávit da balança comercial brasileira, nos últimos anos, é o setor secundário, devido à exportação de produtos industrializados com alta tecnologia.
Leia o fragmento do texto:
Desmatamento no Cerrado se concentrou no MATOPIBA
Mais da metade dos 6.484 km² de desmatamento aconteceu na região de maior expansão agropecuária do Bioma. “O Cerrado já perdeu cerca de metade de sua vegetação nativa original. Em um contexto de emergência climática e rápida perda da biodiversidade, é preciso zerar o desmatamento no bioma. No entanto, nada tem sido feito por governos e pelo setor privado”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha de florestas do Greenpeace Brasil.
Fonte: Greenpeace Brasil. 18/12/2019.
Sobre a situação anunciada no texto, assinale a alternativa CORRETA.
O Cerrado é o bioma brasileiro com menor percentual de vegetação nativa ainda existente, sendo que a urbanização intensa a partir da década de 1970 foi a principal causa da supressão dessa vegetação.
A região do MATOPIBA apresentou, nos últimos anos, baixo crescimento econômico, devido à influência do clima seco, sendo assim, foram dados incentivos fiscais da SUDENE para a industrialização, por isso ocorreu essa elevada taxa de desmatamento.
A região conhecida como MATOPIBA, isto é, parte dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, converteu área da vegetação natural do Cerrado em cultivo, devido ao agronegócio.
A expansão do agronegócio no Brasil se concentrou apenas no Cerrado, por isso outros Biomas, como a Floresta Amazônica, obteve redução significativa do desmatamento em 2019.
A produção agropecuária da região denominada de MATOPIBA consiste em produtos de subsistência, pois destina-se ao mercado consumidor do Nordeste, em que predomina a população de baixa renda.