

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia com atenção o texto abaixo e indique a opção correta:
“É rica, latifoliada, perene e menos densa que a Floresta Amazônica. Ocupava uma faixa que ia do litoral do Rio Grande do Sul, além de áreas interiores de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi sendo devastada desde os tempos coloniais e hoje resta muito pouco da mata nativa (...). As áreas devastadas encontram-se em regiões de difícil acesso ou áreas de pouco interesse econômico no passado. A biodiversidade é gigantesca e possui ecossistemas variados.” (MORAES: 2003; pág. 148).
O texto acima se refere à:
Floresta Subtropical – Mata das Araucárias ou dos Pinhais.
Floresta Tropical – Mata Atlântica.
Floresta de Transição – Mata dos Cocais.
Floresta Amazônica – Mata Equatorial.
Sobre os tipos de Clima no Brasil é correto afirmar:
Tropical – exclusivo e típico do interior nordestino, quente e seco, com chuvas irregulares e mal distribuídas.
Polar – tem as quatro estações bem definidas, mas com verões quentes e secos e invernos chuvosos.
Subtropical – típico da região Sul do país, chuvas com maior concentração no verão e a temperatura média anual fica em torno de 18° C.
Monções – com duas estações bem definidas, a chuvosa (verão) e a seca (inverno). A maior parte do território do Brasil está sob o domínio desse clima.
No que se refere ao Setor Energético, no Brasil, é correto afirmar:
O crescimento populacional; o aumento do consumo de produtos industrializados e a expansão de áreas urbanas e agrícolas não significam uma crescente demanda no consumo de energia.
No Brasil encontramos os três principais tipos de usinas geradoras de eletricidade: as hidrelétricas; as termelétricas convencionais e as termonucleares.
Ao longo do século XVIII as fontes de energia derivadas do carvão mineral, petróleo e eletricidade de origem hidráulica foram destaques do início da Revolução Comercial.
As fontes de energia tradicionais como a lenha e o carvão vegetal deram grande impulso à indústria brasileira, após a crise do petróleo em 2005, no sudeste brasileiro.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Estado de Mato Grosso possui cerca de cem Unidades de Conservação, divididas em UC federais, estaduais e municipais. Entre as Unidades de Conservação a seguir, a que se localiza em território mato-grossense é:
Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.
Floresta Nacional Caxiuanã.
Reserva Biológica Santa Isabel.
Reserva Extrativista Quilombo do Flexal.
Estação Ecológica Serra das Araras.
A Hidrovia Tocantins-Araguaia tem como um dos seus objetivos:
restaurar ambientalmente a dinâmica hidrológica da bacia Tocantins-Araguaia, com obras de contenção de erosões e recuperação das matas de galeria.
ampliar a produção agropecuária no entorno de 10 km ao longo de toda a hidrovia, com base em técnicas sustentáveis.
consolidar um eixo de transporte hidro-rodo-ferroviário que ligue as regiões de Mato Grosso aos portos do Maranhão e Pará, através do Tocantins.
favorecer mudanças no modo de vida e perda do bem-estar das populações indígenas e ribeirinhas.
Sergipe está entre os menores Estados brasileiros em extensão territorial e está localizado na Região Nordeste. Sobre os aspectos históricos e geográficos de Sergipe, e assuntos pertinentes, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Centro do poder político-administrativo da cidade de Aracajú, a Praça do Palácio (atual Praça Fausto Cardoso), foi o ponto de partida para o crescimento da cidade, que se deu de forma desordenada quanto à ocupação do espaço. A organização física das ruas da cidade, a mobilidade urbana, o projeto urbanístico, nunca foram preocupações consideradas por seus dirigentes.
II. Aracaju foi uma das primeiras capitais brasileiras a ser projetada e possui transporte público integrado.
Estão corretas as afirmativas:
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e II estão incorretas.
O desenvolvimento econômico da região onde se formou o Estado de Rondônia foi alavancado no final do século XIX e início do século XX com a extração da borracha. Antes, porém, as terras da região haviam sido exploradas em virtude da presença de:
madeiras nobres.
cassiterita.
ouro.
diamante.
prata.
Comparada à rede urbana nacional, a rede urbana do Centro-Oeste é a mais concentrada, do ponto de vista populacional.
Certo
Errado
O professor apresentou, para uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, o mapa do estado do Amazonas a seguir.

Após a análise dos alunos, ocorreu o seguinte diálogo:
— Aluno: Professor, o que são estas linhas pretas no mapa?
— Professor: são as linhas divisórias dos municípios que formam o estado do Amazonas.
— Aluno: Professor, e o que é um município?
Assinale a opção que apresenta a resposta correta do professor à última pergunta do aluno.
A cidade em que vivemos.
O local onde reside a população rural.
A área formada por um conjunto de grandes bairros.
A menor unidade administrativa do Brasil, governada pelo prefeito.
A maior unidade político-administrativa governada pelo presidente.
A formação administrativa de Rondônia começou em 1943, com a criação do Território Federal do Guaporé, primeiro nome dado à região, que depois passou a ser chamada de Território Federal de Rondônia e, por último, Estado de Rondônia. No que concerne à evolução político-administrativa de Rondônia, é INCORRETO afirmar que:
o Território do Guaporé resultou do desmembramento de áreas dos estados de Mato Grosso e Amazonas, tendo como capital Porto Velho.
o Território do Guaporé recebeu o nome de Território Federal de Rondônia em 1956, em homenagem ao sertanista Cândido Rondon.
o Território de Rondônia foi elevado à condição de Estado em 1977, por meio da lei complementar sancionada pelo então Presidente da República Ernesto Geisel.
o Território do Guaporé ficou dividido em apenas dois municípios – Porto Velho e Guajará-Mirim – de 1945 a 1977, ano em que foram criadas novas cidades.
o município de Santo Antonio do Alto da Madeira foi extinto em 1945, e sua área incorporada a Porto Velho.