Questões de Concurso sobre Geografia do Brasil

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.110 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais, sendo muito comuns na América Central.

II. A caatinga é uma região de clima semiárido e solo raso e pedregoso, embora relativamente fértil. Esse bioma é rico em recursos genéticos, dada a sua alta biodiversidade.

III. As chuvas do pantanal ocorrem predominantemente no topo das colinas, formando pequenos cursos de água que deságuam nos rios e na planície. Com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas (a partir de março), o nível de água dos rios é reduzido, provocando as enchentes.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

“A consolidação e a expansão da agricultura moderna no Brasil ocorreram em uma conjuntura da modernização do território. Por isso, pesquisadores, como Mendonça (2004), defendem que a modernização da agricultura deve ser pensada a partir da modernização do território. Todas as mudanças ocorridas nas atividades agropecuárias, não seriam possíveis sem a construção de infraestrutura para viabilizar a circulação de pessoas, mercadorias e informações, assim, a modernização da agricultura faz parte do processo de modernização do território. E para o capital, a modernização do território, ou melhor, a adequação dele para obtenção de fluxos deve ser constante. Assim, o modelo modernizante da agricultura depende da e solicita, frequentemente, a modernização do território, visto que a produção é regida por uma economia globalizada, com racionalidade determinada pelo mercado.”

MATOS, Patrícia Francisca; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. A modernização da agricultura na Brasil e os novos usos do território. Geo UERJ - Ano 13, nº. 22, v. 2, 2º semestre de 2011 p. 290-322


Como é possível explicar o processo de modernização agrícola?


A

Desenvolvimento técnico de aprimoramento da produção fabril


B

Aumento produtivo na organização territorial das fábricas no século XX com maior eficiência da mão de obra humana


C

Dependência do setor secundário com o primário da economia, ou seja, indústria mais dependente do campo


D

É um processo evolutivo com o desenvolvimento tecnológico aplicado a produção primária modificando sua base técnica de produção no meio rural


E

Modificação na produção agrícola determinado pelo maior uso da mão de obra humana, menos capital e trabalho escravo

Mesorregiões são subdivisões dos estados brasileiros, definidas pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, congregando diversos municípios de uma mesma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, com a finalidade, entre outras, de facilitar o planejamento do desenvolvimento regional e a implantação e gestão de políticas públicas e investimentos. Oficialmente, o Estado do Pará é dividido em seis mesorregiões geográficas e a região em que está localizado o município paraense de Curuá é a


A

Mesorregião do Baixo Amazonas.


B

Mesorregião do Marajó


C

Mesorregião Metropolitana de Belém.


D

Mesorregião do Sudoeste Paraense.

Referente aos aspectos geográficos do Município de Alpestre, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A topografia do município é acidentada, o relevo é fortemente ondulado, com áreas de declividade acentuada, constituído por um conjunto de elevações que formam vales em V.


B

É o Município mais Setentrional do Rio Grande do Sul.


C

Limita-se ao norte com o Estado de Santa Catarina, ao sul com o Município de Planalto, a leste com o Município de Rio dos Índios e a oeste com o Município de Iraí.


D

O clima predominante desta região é o equatorial, caracterizado pela elevada temperatura, grande umidade e baixa amplitude térmica. A quantidade de chuvas é abundante, com índices pluviométricos superiores a 2.000 mm, praticamente não são percebidos períodos de estiagem.


E

Situa-se no Extremo Norte do Estado do Rio Grande do Sul, a uma distância de aproximadamente 430 Km da capital do Estado, Porto Alegre.

Dentro dos aspectos geográficos, existe o clima. Com relação ao clima e as condições meteorológicas do município de Tupãssi, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O clima é subtropical, úmido mesotérmico.

( ) Tem verões quentes e geadas muito frequentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida.

( ) A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 20 graus centígrados.

( ) A média das temperaturas dos meses mais frios é inferior a 16 graus centígrados.


A

F – V – V – F.


B

V – F – F – F.


C

V – F – F – V


D

V – V – V – V

   
Gerar simulado