

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As rochas existentes na superfície da Terra estão sujeitas ao(à) ____________, que é o conjunto das modificações de natureza física (desagregação) e química (decomposição) que elas sofrem e que dependem de vários fatores, como clima, relevo, fauna, flora, tipo de rocha e tempo de exposição. Os solos ____________ caracterizam-se por pouca aeração e por serem ricos em óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. São impermeáveis, mas alguns têm grande permeabilidade graças à existência de poros de origem biológica.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
laterização – arenosos
intemperismo – argilosos
salinização – siltosos
arenização – arenosos
poluição – argilosos
As rochas da litosfera, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas e do crescimento de organismos. Desse modo, iniciam-se os processos que resultam em inúmeras modificações na composição química dos minerais e seus aspectos físicos. A tais processos dá-se o nome de intemperismo – fenômeno responsável pela formação do material semiconsolidado que dará início à formação do solo. Sobre a formação do solo, analise as afirmativas a seguir:
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Analise o excerto abaixo.
Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre, na qual os seres vivos podem respirar normalmente. À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d’água da atmosfera.
O texto acima descreve uma das camadas da atmosfera, denominada de:
Estratosfera.
Troposfera.
Mesosfera.
Exosfera.
Termosfera.
As autoras trazem à luz a discussão sobre o Antropoceno, termo que sugere que:
A Terra já deixou sua época geológica recente, referente ao último estado interglacial chamado Pleistoceno quando ocorreu o surgimento do ser humano.
As atividades humanas tornaram-se generalizadas e profundas, igualando-se às grandes forças da Natureza em escala global e interplanetária, como mostram as recentes viagens espaciais.
Os depósitos tecnogênicos são marcas dessa época. Produzidos pelas atividades humanas, são diferenciados em origem (solos aráveis, resíduos urbanos e resíduos industriais, por exemplo) e composição (terrígenos, químicos e orgânicos).
A nova época é dividida em fases, sendo que cada uma delas foi marcada por uma invenção técnico-científica capaz de reduzir o impacto das atividades humanas sobre os recursos do planeta Terra.
A época marca o ponto de não-retorno em que a tendência é a humanidade conscientizar-se da necessidade de desenvolvimento de uma estratégia para garantir sua sustentabilidade, aceitando a possibilidade de habitar em outros astros.
Considerando-se o ciclo das rochas, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A ________ de uma placa oceânica em uma placa continental gera o soerguimento de uma cordilheira de montanhas vulcânicas. Em montanhas vulcânicas, o magma é expelido e resfriado, gerando rochas ígneas: as rochas ________ cristalizam do magma ou da lava extrudida, de outro modo, as rochas ________ cristalizam-se a partir de intrusões subterrâneas.
diagênese | sedimentares | vulcânicas
subducção | plutônicas | vulcânicas
diagênese| metamórficas | sedimentares
subducção | vulcânicas | plutônicas
Sobre rochas e solos, assinale a alternativa CORRETA.
As rochas ígneas originam-se do intemperismo biológico dos setores de regolito.
Classificada como mesoclásticas, as rochas intrusivas resultam da ação de mares e rios.
Latossolos profundos são derivados em regiões alagadiças com baixa umidade.
Os solos argilosos caracterizam-se por apresentar textura grossa e coloração escura.
As rochas intrusivas, conhecidas como plutônicas, originam-se no interior da Terra.
Analise o fragmento de texto a seguir para responder a Questão 27.
'Caçadores de Fenômenos': pesquisadores registram erupção de um dos vulcões mais ativos da Terra
O Vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em erupção no domingo (11/12), liberando uma gigantesca nuvem de cinzas e fumaça no ar.
Próximo da cidade turística de Antigua, o vulcão é um dos mais ativos da América Central. Com a ajuda de um drone, que levou seis meses para ser montado, a equipe de especialistas posicionou uma câmera na beirada da cratera para analisar a quantidade de rochas soltas acumuladas por lá. Até que de repente, surge uma erupção.
Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/12/11/cacadores-de-fenomenos-pesquisadores-registramerupcao-de-um-dos-vulcoes-mais-ativos-da-terra.ghtml Acesso em 16/12/2022.
A respeito da dinâmica das atividades vulcânicas, é correto afirmar:
quando há ocorrência de fluxos piroclásticos, ou simplesmente fluxo de lava, a erupção é menos violenta com fluxos mais lentos. Esse fenômeno foi identificado tanto na tragédia que destruiu Pompeia quanto no Vulcão de Fogo.
embora careça de evidências e registros de intensas atividades vulcânicas ocorridas no Brasil, é possível encontrar consequências desse evento geológico na atualidade, de forma restrita às regiões sul e sudeste.
as atividades magmáticas mais recentes na região nordeste do Brasil ocorreram no período Terciário, na forma de pequenas atividades vulcânicas em setores continentais dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.
um dos últimos grandes fenômenos geológicos de que o Brasil participou foi durante a Pangeia. A costa brasileira sofreu, especialmente nesse tempo, com terremotos constantes e intensa atividade vulcânica, realidade impossível nos dias atuais.
No Nordeste brasileiro, vários campos de inselbergs são observados, os quais estão relacionados aos núcleos granitoides com as menores densidades de fraturas, o que possibilitou sua manutenção como afloramento. Essas ocorrências estão associadas a um embasamento ígneo, resultante de intrusões graníticas que afetaram as Províncias Borborema e São Francisco.
Certo
Errado
Recursos minerais e energéticos são elementos fundamentais para a economia global e para a vida cotidiana, sendo essenciais para a produção de bens, energia e infraestrutura. Sobre esse tema, relacione as colunas abaixo:
Coluna I:
1.Minerais Metálicos.
2.Recursos Estratégicos.
3.Recursos Energéticos.
4.Minerais não Metálicos.
Coluna II:
(__)Minerais raros, como terras raras, usados em aplicações de alta tecnologia, como eletrônicos, energias renováveis e indústria de defesa.
(__)Incluem minerais como ouro, prata, ferro, cobre, zinco e alumínio, usados na fabricação de produtos eletrônicos, na construção, no transporte e em muitos outros setores.
(__)Englobam recursos como calcário, areia, argila, gipsita, utilizados na construção civil, na indústria química, na agricultura e na manufatura.
(__)Petroquímicos, utilizados na produção de plásticos e combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), necessários para geração de energia elétrica, transporte e indústria.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
1 - 2 - 3 - 4.
2 - 1 - 4 - 3.
4 - 2 - 1 - 3.
1 - 4 - 2 - 3.
4 - 1 - 2 - 3.
Assinale a alternativa correta:
I - A teoria da tectônica das placas considera que a crosta terrestre está fragmentada em imensos blocos rochosos denominados placas tectônicas, que se movimentam constantemente devido à presença de correntes convectivas de magma.
II - As bordas das placas tectônicas possuem como característica a intensa instabilidade geológica. Existem três tipos de limites das placas tectônicas: construtivos, destrutivos e conservativos. A falha de San Andreas, na Califórnia (Estados Unidos) é apontada como decorrente de um limite destrutivo.
III - As rochas sedimentares se formam a partir da transformação de outras rochas preexistentes sob a ação de alta temperatura e pressão. Os processos tectônicos ou profundos soterramentos submetem as rochas a elevadas pressões ou temperaturas, o que provoca a recristalização dos minerais.
IV - A superfície da terra é formada por uma variedade de formas de relevo, cuja origem está associada à combinação de processos endógenos e exógenos. Os terremotos e os vulcanismos são classificados como processos geomorfológicos endógenos.
Todos os itens estão corretos.
Somente os itens I e IV estão corretos.
Somente os itens II e IV estão corretos.
Somente os itens I e III estão corretos.
Essa forma de relevo é formada por processos tectônicos, especialmente pela colisão de placas tectônicas. Isso pode resultar na elevação de terrenos, dobramentos, falhas e até mesmo vulcanismo. Essa forma de relevo é formada por dobramentos rochosos resultantes da pressão de placas tectônicas que se empurram umas contra as outras. As camadas de rocha podem ser dobradas e empurradas para cima, criando cadeias. As falhas geológicas, onde as rochas se movem umas em relação às outras, também contribuem para a formação desse tipo de relevo. Com base nisso, é correto afirmar que são características das(os):
Planícies.
Depressões.
Montanhas.
Vales.
Desertos.
A litosfera terrestre é compartimentada por falhas e fraturas profundas chamadas Placas Tectônicas. Sobre as movimentações das Placas Tectônicas, assinale a alternativa correta.
Os abalos sísmicos ocorrem quando a energia contida nas rochas é rompida por uma força capaz de liberá-la ao longo de fraturas, em geral a partir da estagnação das placas tectônicas.
O movimento das placas é contínuo, e a energia é irradiada na forma de ondas sísmicas, de maneira que seus efeitos são sentidos apenas nos locais de origem.
Não é possível registrar tremores em todos os locais do planeta, pois seu local de acontecimento é nos cinturões sísmicos.
Já foram registrados terremotos de magnitude acima de 9 na escala Richter na costa chilena em 1960.
O local em que se inicia a liberação das tensões acumuladas é o epicentro, já a sua projeção na superfície é o hipocentro.
Entre as formas de energias naturais e renováveis encontra- se a energia geotérmica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da energia geotérmica.
Uma fonte energética que, apesar da consciência ambiental, ainda hoje não é utilizada na produção industrial. É obtida a partir da queima de madeira, sua utilização é comum como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões.
Originária de uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.
Uma energia proveniente dos gases dos aterros sanitários ou lixões, sendo drenado por um tubo e então mandado para uma usina que o converte em energia.
Uma energia maremotriz gerada por meio do desnível da água do mar, provocado pelo fenômeno das marés.
Aquela originada do calor que provém da dinâmica interna da Terra.
O nascimento de um oceano tem início com a quebra de um continente. A placa litosférica continental é puxada lateralmente por forças divergentes. Com o estiramento da crosta continental, ocorre o fraturamento, formando uma depressão no meio do continente. Nessa etapa, as águas começam a inundar as terras continentais, gerando lagos salinos. A atividade vulcânica é intensa, pois o estiramento da crosta continental faz com que o magma se aproxime da superfície. Continuando o processo, há a separação do continente em dois e, entre eles, um oceano que está nascendo.
Fonte: SILVA, Antônio Soares da. Geologia Aplicada à Geografia. v.1.
A formação de um oceano ainda é um processo que acontece em nossos tempos. Qual seria o oceano que ainda está em fase de expansão inicial?
Oceano Atlântico.
Mar Vermelho.
Oceano Pacífico.
Oceano Índico.
Marque a alternativa que corresponde ao tipo de rocha que se forma quando altas temperaturas e/ou pressões atuam sobre rochas pré-existentes, alterando sua composição mineral, textura, composição química ou esses três parâmetros juntos:
Rochas Magmáticas.
Rochas Ígneas Intrusivas.
Rochas Sedimentares.
Rochas Metamórficas.
Rochas Ígneas Extrusivas.
As sucessivas transformações pelas quais a Terra passou ao longo de sua história deixaram inúmeros registros do passado que geólogos e pesquisadores procuram encontrar para compreender melhor a história natural da Terra. Com base nos registros fósseis de animais e plantas, é possível que os cientistas reconstituam, com certa precisão, as(os):
Histórias passadas.
Biomas naturais.
Espécies extintas.
Tempos geológicos.
Paisagens naturais.
A posição dos continentes se transforma de maneira acentuada, com o rompimento de Gondwana e Laurásia em várias outras massas continentais, surgindo então o oceano atlântico. O período no qual tais transformações ocorreram fora:
Paleozoico médio
Paleozoico superior.
Paleozoico inferior
Mesozoico
Cenozoico
O vulcanismo é o processo geológico que envolve uma atividade vulcânica, incluindo a formação, domínio e movimento de magma, lava, gases e outros materiais provenientes do interior da Terra para a superfície. Sobre esse processo geológico, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:
(__) A erupção vulcânica é um evento em que o magma, gases e materiais associados são liberados na superfície da Terra por meio de aberturas chamadas de crateras ou fissuras vulcânicas.
(__) O magma é o material fundido, composto principalmente de rocha derretida, minerais e gases, encontrado no interior da Terra.
(__) A atividade vulcânica contribui para a formação de novas rochas, como o basalto, a andesita e o riolito, dependendo da composição química do magma.
(__) Durante as erupções vulcânicas, gases como dióxido de enxofre, dióxido de carbono e vapor d'água são liberados, podendo afetar a atmosfera e o clima global.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
F - F - V - V.
V - V - V - V.
F - V - V - F.
F - F - F - V.
Estruturas geológicas podem ser compreendidas enquanto formações estruturais e rochosas que compõem a litosfera terrestre. Sobre as principais categorias de estruturas geológicas, assinale as alternativas enquanto VERDADEIRO ou FALSO:
(__)Podem indicar a composição do relevo, mas não conseguem indicar as características mineralógicas de algum local.
(__)Existem três tipos principais: os crátons, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
(__)Os dobramentos modernos são estruturas geológicas que não existem no Brasil.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V − V − F.
F − V − F.
V − F − V.
F − V − V.
O interior do planeta é composto por três camadas: crosta, manto e núcleo. Cada uma destas camadas possui especificidades e particularidades, sejam de ordem da sua composição química, densidade ou temperatura. Sobre as características das camadas da Terra, assinale a alternativa INCORRETA.
A crosta é a camada mais externa de menor espessura dentre as três, composta por material sólido.
O manto terrestre é localizado entre a litosfera e o núcleo, com temperaturas altíssimas e material que varia de pastoso a líquido.
O núcleo terrestre é a camada mais interna, composto de material que varia entre líquido e sólido.
A faixa de transição que existe entre cada uma das camadas recebe o nome de continuidade.