Questões de Concurso sobre Geomorfologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
717 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Ao pé das chapadas, no entremeio do se encher de rios tantos, ou aí subindo e descendo solaus, recebendo o empapo da chuva, a gente se fervia... O chapadão é sozinho - a largueza. O sol. O deu de não se querer ver. O verde carteado do gramal. As duras areias. As arvorezinhas ruim-inhas de minhas. A diversos que passavam abandoados de araras - araral - conversantes. Aviavam vir os periquitos, com o canto-clim. Ali chovia? Chove - e não encharca poça, não rola enxurrada, não produz lama: a chuva inteira se soverte em minuto terra a fundo, feito um azeitezinho entrador. O chão endurecia cedo, esse rareamento de águas. O fevereiro feito. Chapadão, chapadão, chapadão”.


Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas


O trecho da obra destaca características naturais muito comuns em Mato Grosso. Assinale a alternativa que não apresenta aspectos naturais mato-grossense presentes no texto:


A

Clima tropical com inverno seco e verão chuvoso.


B

Relevo planáltico de morfologia tabular.


C

Vegetação arbustiva, arbórea e gramíneas.


D

Temperaturas médias inferiores a 15ºC.


E

Fauna diversificada.

"A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis. Essa ocorrência sempre ocorre nos limites das placas, que correspondem às zonas de encontro entre elas (as placas), ou seja, são as fronteiras ou margens, nas quais ocorre intensa movimentação, como atividades sísmicas e vulcanismo".


Fonte: TEIXEIRA, W.; TOLEDO, C.; FAIRCHILD, T.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.


Com base no texto, julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta.


I- O movimento de placas tectônicas ocorre de quatro formas: divergente, convergente, transformante e convexo.

II- No movimento convexo, as placas deslizam umas em relação às outras, provocando rachaduras na região de contato entre elas.

III- No movimento covergente, as placas aproximam-se e chocam-se umas contra as outras, formando montanhas e cadeias rochosas.

IV- No movimento transformante, as placas deslizam em direções contrárias uma em relação à outra, provocando rachaduras na região de contato.


A

Estão corretos os itens I e II.


B

Somente o item III está correto.


C

Estão corretos os itens II e IV.


D

Estão corretos os itens I, II e III.


E

Somente o item IV está incorreto.

Aproximadamente 71% da superfície terrestre é coberta por água. Dessas águas, 97,5% fazem parte do grande oceano, subdividido em áreas menores, que banham os 6 continentes existentes.


Assinale a alternativa correta sobre a distribuição e extensão dos continentes e oceanos.


A

O maior continente é o asiático, sendo banhado pelos oceanos Pacífico e Índico.


B

O maior continente é o africano, banhado unicamente pelo oceano Índico.


C

Os continentes encontrados no planeta são cinco (América, Ásia, Europa, África e Oceania).


D

O Brasil é banhado pelo oceano Atlântico, sendo o terceiro maior oceano em extensão.


E

Entre todos os oceanos, o que possui a maior área é o Pacífico e o menor de todos é o Glacial Ártico.

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


(Adaptado de CRISTOPHERSON, Robert W. Geossistemas: uma introdução à geografia física. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2017. p. 339.)


O processo ilustrado corresponde:


A

Ao movimento da Deriva Continental, que se caracteriza por ondas gigantescas que, ao provocar abalos sísmicos no fundo do mar, causam deslocamentos verticais no assoalho oceânico afetando as superfícies continentais.


B

À formação da crosta terrestre devido à ascensão do magma do manto para superfície nas dorsais mesoceânicas, o que leva à formação de novas rochas nessas dorsais que, por sua vez, induz a expansão do assoalho oceânico.


C

Aos abalos sísmicos que decorrem da fragmentação da litosfera em cerca de doze grandes partes, chamadas de placas tectônicas e que se deslocam horizontalmente, cerca de alguns centímetros por ano, sobre a astenosfera.


D

Ao ciclo das rochas, que explica a contínua formação e transformação das rochas na superfície terrestre a partir da ação de agentes endógenos como o magmatismo e o metamorfismo e dos agentes exógenos como o intemperismo.


E

Às correntes de convecção, controladas pelo calor interno da Terra, explicadas pela ascensão do material mais quente do manto inferior e pelo descenso do material mais frio do manto superior, circulação que leva à movimentação das placas tectônicas.

A Bacia Amazônica, reconhecida pela rica rede de drenagem, teve sua formação geológica ocorrida ao longo de milhões de anos. A pesquisa apresentada mostra uma sequência de eventos passados que explicam a atual formação desta bacia. De acordo com a pesquisa, analise as afirmativas seguintes.


I. Há 23 milhões de anos, as nascentes dos rios do norte da América do Sul não ficavam nos Andes, como hoje, mas em relevos bem menos expressivos a oeste, que dividiam as águas da região em duas bacias hidrográficas distintas.

II. A leste do divisor de águas, os rios desciam em direção à atual foz do Amazonas. A oeste, os rios seguiam na direção oposta, rumo a bacias aos pés dos Andes, alimentando imensos lagos e pântanos e formando uma área alagada - o denominado Sistema Pebas.

III. O rio Amazonas teria tomado seu sentido atual, de oeste para leste, não só em consequência de alterações no interior da Terra que desencadearam um soerguimento da porção oeste da Amazônia (de acordo com a abordagem tradicional), mas também como resultado da erosão das cordilheiras andinas, a qual teria criado o declive que se estende dos Andes à Ilha de Marajó.

IV. Os Andes tornavam-se uma ponte para a umidade soprada por ventos vindos do Atlântico. Além disso, o aumento das chuvas no flanco leste da cordilheira aumentava a quantidade de sedimento transportado para leste e oeste da cordilheira.


Estão corretas:


A

I, II, apenas.


B

I, II e IV, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

I, II e III, apenas.


E

I e IV, apenas.

O relevo cárstico é caracterizado por feições peculiares do terreno, que resultam de importantes processos de dissolução tanto por águas superficiais quanto subterrâneas, tais como solos típicos, depressões fechadas, dolinas e sistemas de cavernas, além da ausência ou escassez de drenagem superficial. Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:



________ são formadas pela ação das águas da chuva escoando diretamente sobre rochas carbonáticas ou após infiltradas em solo superposto. São representadas por muitas formas distintas, como as caneluras (mais verticalizadas) e os alvéolos (aspecto de “favo de mel”).


A

Dolinas


B

Lapiás


C

Uvalas


D

Poliês


E

Cavernas

A criação de modelos de evolução da paisagem do período quaternário, com base nos conhecimentos geomorfológicos e nos depósitos superficiais e subsuperficiais associados, é prescindível para a elaboração de políticas de planejamento urbano e rural.


C

Certo


E

Errado

Considerando-se a forma de relevo, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


_________ é o recife coralino circular que se origina a partir de ilhas oceânicas, mais comumente de vulcões, com um contorno circular e uma cratera.


A

Banco


B

Atol


C

Cânion


D

Terraço

Dentro do contexto dos principais relevos brasileiros, identifique o(s) item(s) que está(ão) corretamente relacionado(s) ao conceito de " Depressões ":


1.As depressões são unidades de relevo caracterizadas por serem mais rebaixadas do que as áreas que a circundam, com terrenos planos ou levemente inclinados formados a partir de longos e intensos processos erosivos. São, portanto, superfícies bastante acidentadas.

2.Quando as áreas rebaixadas estão situadas a altitudes maiores que a do nível do mar, são chamadas de depressões absolutas.

3.As depressões relativas situam-se em cotas altimétricas inferiores à do nível do mar.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

O item 1 apenas.


B

O item 3 apenas.


C

Os itens 1 e 2 apenas.


D

O item 2 apenas.

Sobre o relevo terrestre, considere V (verdadeiro) ou F (falso):


(__)O relevo terrestre, apesar de aparentemente estático, é dinâmico e está em constante transformação.

(__)A dinâmica do relevo deve-se aos processos internos e externos.

(__)Os agentes transformadores do relevo são classificados conforme a origem de suas ações, aqueles que atuam no interior da Terra e são chamados de agentes endógenos ou internos.

(__)Os agentes do relevo que atuam sobre a superfície são chamados de agentes exógenos ou internos.


A sequência correta é:


A

F, V, F, F.


B

F, F, V, F.


C

V, V, V, V.


D

V, V, V, F.


E

V, F, V, F.

Assinale a alternativa que descreve uma afirmação correta a respeito da formação geológica dos relevos brasileiros.


A

A maior depressão brasileira encontra-se na região central, com altitude média entre 200 e 800 metros em relação ao nível do mar.


B

As serras do litoral brasileiro são formadas pelo encontro de placas tectônicas.


C

Na região norte, encontram-se os maiores planaltos do Brasil, com altitudes acima dos 800 metros em relação ao nível do mar.


D

Na região sul, a falha geológica localizada entre os limites do Brasil com o Uruguai dá origem à Cordilheira dos Andes.


E

No território brasileiro, há um predomínio de planaltos, cujas formas mais comuns são os picos, serras, colinas, morros e chapadas.

As formas do relevo devem ser vistas e entendidas como um dos vários componentes da natureza e, na perspectiva humana, como recurso natural, pois as variações de tipos de formas favorecem ou dificultam os usos que as sociedades humanas fazem do relevo. Considerando-se o exposto e as unidades de planaltos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Planaltos em bacias sedimentares.

(2) Planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma.

(3) Planaltos em cinturões orogênicos.


( ) São quase inteiramente circundados por depressões periféricas ou marginais, também se caracterizam por apresentar nos contatos os relevos escarpados caracterizados por frentes de cuestas. São planaltos da bacia amazônica oriental, Chapada dos Parecis, entre outros.

( ) Correspondem a relevos residuais sustentados por litologias diversas, quase sempre metamórficas. Essas unidades estão em áreas de estruturas dobradas, correspondentes aos cinturões Paraguai-Araguaia, Brasília e Atlântico.

( ) Essas unidades são esculpidas sobre coberturas sedimentares residuais e por pontilhado de serra e morros isolados associados a intrusões graníticas, derrames vulcânicos e dobramentos do Pré-Cambriano, são exemplos, o planalto residual norte-amazônico e sulamazônico.


A

1 - 2 - 3.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.


E

1 - 3 - 2.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção correta sobre a consequência do movimento das placas tectônicas:


I – Gera o dobramento da crosta, levantando a cordilheira dos Andes (orogênese).

II - Provoca o levantamento de grandes porções territoriais (epirogênese) formando os planaltos brasileiros.

III – Ocasiona o rebaixamento das áreas intermediárias (subsidência), fazendo com que as águas se concentrem no centro do continente.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas o item III é verdadeiro.


E

Todos os itens são verdadeiros.

Especialista em geomorfologia, estudo das formas de relevo e suas origens, Jurandyr Ross lançou, na década de 1980, um mapa do relevo brasileiro, elaborado com base nas informações do Projeto Radam. Seu trabalho sucedeu as versões dos geógrafos Aroldo de Azevedo e Aziz Ab’Saber (1924-2012).


Na classificação de Jurandyr Ross, o relevo brasileiro é formado por


A

planalto e planície.


B

planalto, planície e depressão.


C

depressão, montanhas rochosas e planalto.


D

planície e depressão.


E

planaltos, montanhas rochosas e planície.

Leia a seguinte afirmação.


O conceito de equilíbrio em Geomorfologia significa que materiais, processos e a geometria do modelo compõem um conjunto autorregulador, sendo que toda forma é o produto do ajustamento entre materiais e processos. [...] O equilíbrio de um sistema representa o ajustamento completo das suas variáveis internas às condições externas. Isso significa que as formas e os seus atributos apresentam valores dimensionais de acordo com as influências exercidas pelo ambiente, que controla a qualidade e quantidade de matéria e energia a fluir pelo sistema.


(CHRISTOFOLLETI, 1999, p. 7).


A propriedade de que o efeito de uma alteração volte a atuar sobre a variável ou elemento inicial, é denominada mecanismo de retroalimentação (feedback). Quando há uma variação extremamente produzida, estabilizando o efeito da mudança original, essa retroalimentação é denominada


A

positiva.


B

em circuito.


C

negativa.


D

direta.


E

indireta

A porção da Terra com porções fluidas e quentes que promove a movimentação das placas tectônicas é denominada:


A

Atmosfera.


B

Litosfera.


C

Astenosfera.


D

Núcleo externo.


E

Núcleo interno.

A canalização dos rios diz respeito a procedimentos de engenharia em canais fluviais, tais como alargamento, aprofundamento e retilinização dos canais, visando, entre outros fatores, controlar as cheias e melhorar a drenagem.


C

Certo


E

Errado

O intemperismo é definido como processo de transformação ou de modificação das rochas quando expostas à atmosfera ou à hidrosfera. No Distrito Federal (DF), esse processo é importante para a formação do solo (pedogênese) ou para geração de sedimentos. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.


A

As drenagens que aportam no lago Pananoá possuem baixas taxas de sedimentos, e pouco contribuem para o assoreamento do corpo hídrico.


B

Os solos de áreas planas a onduladas apresentam perfis rasos essencialmente em razão da influência do relevo e do clima da área.


C

O intemperismo de rochas aflorantes em áreas de alto declive gera baixas taxas de sedimentos e formação de solos profundos.


D

As rochas presentes na área do DF apresentam apenas intemperismo físico, graças à variação de temperatura diária.


E

Quanto mais longo o tempo de exposição da rocha aos agentes climáticos, mais intensas e profundas serão as suas transformações.

Calcule o caimento de uma rede de escoamento de 14 metros de comprimento horizontal, cuja cota inicial é 17,98 m e cota final é 17,91 m. Em seguida assinale a alternativa com a resposta correta.


A

0,20%


B

0,50%


C

2,00%


D

5,00%

   
Gerar simulado