Geografia Geoprocessamento

Nas últimas décadas, observou-se uma notável evolução das tecnologias destinadas à observação e medição da Terra. O sensoriamento remoto é uma dessas tecnologias que, por receberem grandes investimentos, apresenta um intenso ritmo de desenvolvimento. As imagens são caracterizadas por quatro tipos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal. Assinale o item que descreve a resolução temporal:
  • A. Pode ser definida como a habilidade que um sensor possui de distinguir objetos que são próximos. Cada sensor é projetado para fornecer dados a um determinado nível de detalhe. Quanto menor o objeto possível de ser identificado, maior a resolução.
  • B. Pode ser definida como a habilidade que um sensor possui de distinguir objetos que são próximos. Cada sensor é projetado para fornecer dados a um determinado nível de detalhe. Quanto menor o objeto possível de ser identificado, maior a resolução.
  • C. Referem-se aos níveis digitais, representados por níveis de cinza, possíveis numa imagem de um canal. É expressa pelo número de dígitos binários necessários para armazenar o valor máximo de níveis de cinza dos pixels. Quanto maior o intervalo entre os níveis de cinza máximo e mínimo, maior a resolução.
  • D. Refere-se à frequência com que um sensor imageia uma determinada área, e periodicidade e repetitividade dessa atividade. Sensores embarcados em satélites orbitais recobrem a mesma área com maior frequência. Os satélites geoestacionários oferecem possibilidade de maior resolução.
  • E. O sensor recebe o sinal analógico e contínuo da energia medida e o discretiza, armazenando-o em forma de matriz de números digitais que posteriormente serão transformados em tons de cinza, gerando a imagem.