

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os países latino-americanos, em geral, vêm conhecendo uma estagnação econômica desde a década de 1980. São economias muito dependentes de investimentos estrangeiros e que enfrentam o crescimento do desemprego e a integração problemática na economia global. Tais problemas provocaram a expansão de uma verdadeira indústria da droga, especialmente a cocaína, que vem corrompendo as instituições e ampliando a área de atuação do crime organizado. A indústria da droga é basicamente voltada para a exportação, em especial para os mercados norte-americano e europeu, embora o consumo interno esteja crescendo em inúmeros países latino-americanos. A Colômbia é o principal centro de exportação e, ainda, fornecedora de insumos essenciais para a fabricação da droga. O grupo que atua na Colômbia como uma organização criminosa é:
IRA.
ETA.
As FARC.
Estado Islâmico.
O capitalismo, como sistema econômico e social, passou a ser dominante no mundo Ocidental a partir do século XVI. O capitalismo evoluiu gradativamente e foi se transformando à medida que novas dificuldades surgiram. A descrição a seguir retrata as características de uma das fases do sistema capitalista.
“Uma das consequências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista foi o brutal processo de concentração e centralização de capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente: indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram, a partir de fins do século XIX, na monopolização ou oligopolização de muitos setores da economia.”
As informações retratadas anteriormente se referem ao capitalismo:
Industrial.
Comercial.
Financeiro.
Informacional.
Os países subdesenvolvidos abarcam, aproximadamente, quatro quintos da população do planeta; alguns especialistas denominam de subdesenvolvimento. Não há, entretanto, um consenso, porque outros acham mais correto denominá-los não desenvolvidos. Sobre as características dos países subdesenvolvidos, analise as afirmativas a seguir.
I. Apresentam problemas em sua estrutura econômica, social e política.
II. A maioria tem economia forte e independente.
III. Continuam, essencialmente, exportadores de matérias-primas e de alimentos a preços baixos.
IV. A industrialização não é restrita a poucos países.
V. Há profundas desigualdades sociais e regionais em cada um deles.
VI. A maioria da população vive em boas condições.
São consideradas características exclusivas do subdesenvolvimento apenas
I e V.
I, III e V.
I, IV e V.
I, III, V e VI.
Dentro dos conflitos mundiais recentes que marcaram alterações profundas na geopolítica mundial podemos citar a Primavera Árabe, iniciada em 2010, que se refere:
Aos conflitos iniciados no Oriente Médio pelo controle das jazidas de petróleo descobertas naquele ano, que mobilizou o interesse internacional, transformando a região numa zona de conflito armado.
Aos protestos ocorridos no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.
A fuga em massa de pessoas originárias do Oriente Médio, que buscam novos refúgios devido a Guerras Civis na região, especialmente iranianos e sírios.
A instabilidade provocada pelo Estado Islâmico na região que controla com uso da força e atentados terroristas a população, que em desespero foge e busca refúgio em outros países.
O Mercosul tem sido muito criticado nos últimos anos pela perda de dinamismo, apesar dos importantes avanços obtidos desde sua criação. Sobre esse bloco econômico regional, é correto afirmar que:
I – Promoveu a chamada distensão geopolítica entre Brasil e Argentina, que historicamente disputavam a hegemonia na Bacia do Prata.
II – O incremento da cooperação diplomática entre o Brasil e a Argentina, durante a década de 1980, contribuiu para a formação do bloco.
III – A adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) transformou o Mercosul em uma união aduaneira perfeita, visto que os países-membros são obrigados a aplicar a mesma alíquota de importação para todos os produtos.
IV – O Protocolo de Ouro Preto inseriu a “cláusula democrática” no Tratado de Assunção e ajudou a criar um ambiente de maior estabilidade política no âmbito regional.
V – O Mercosul foi, na verdade, uma resposta ao esgotamento dos modelos de desenvolvimento baseados na substituição de importações adotados pelas duas principais economias do bloco.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
I, II e III
I, II e V
II, III e IV
II, IV e V
III, IV e V
A atual fase de expansão do sistema capitalista não ocorre com apropriação de territórios, mas, sim, com a expansão dos fluxos financeiros e produtivos, no entanto ainda ocorrem conflitos que geram a ocupação de alguns países. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
A invasão na era da globalização é lenta e silenciosa e ocorre por meio de mercadorias capitais e serviços.
Na Espanha, um movimento conhecido por Indignados manifestou-se por várias cidades espanholas contra a voracidade do atual sistema capitalista.
Nos Estados Unidos, o movimento Occupy Wall Street manifestou-se contra o capitalismo e a desigualdade social.
Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003 para conter as manifestações contra o capitalismo.
A criação do Estado de Israel em 1948 traz à tona a emergência dos conflitos latentes entre árabes e judeus; em 1949 inicia-se a primeira guerra árabe israelense, com a vitória de Israel e a ampliação de seu território. A questão palestina está longe de acabar, esse conflito fez surgir vários grupos que lutam contra o Estado de Israel, às vezes se utilizando de atentados à bomba em vários locais de concentração de judeus e seus aliados. A Faixa de Gaza sempre foi um local de disputas entre as partes envolvidas. Quem controla atualmente essa região?
Jihad Islâmica.
Al Qaeda.
Hamas.
Hezbollah.
No que se refere à geografia mundial, assinale a alternativa que apresenta um país pertencente à região do Cáucaso:
Afeganistão.
Montenegro.
Geórgia.
Irã.
Macedônia.
A integração econômica de vários países, culminando com o surgimento dos blocos econômicos supranacionais, responde a uma questão primordial colocada pela lógica capitalista. Em uma economia globalizada e cada vez mais competitiva, a constituição de blocos visa dar resposta à constante necessidade de lucros, de acumulação de capitais. Em zonas de livre comércio, o objetivo integracionista evidencia apenas a gradativa liberalização do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites do bloco. Dos blocos econômicos relacionados, assinale o que expressa uma zona de livre comércio.
CEI.
Nafta.
ALADI.
União Europeia.
São diversas as modalidades de produção industrial; dentre elas, destacam-se: Taylorismo, Toyotismo, Fordismo e Volvismo. Ao comparar o Taylorismo e o Fordismo pode-se afirmar que a diferença entre as modalidades podem ser encontradas na alternativa:
Treinamento.
Aproveitamento total dos operários.
Maximização da produção da produção e do lucro.
Minimização de espaço, tempo e custo da produção.
A conferência de Bretton Woods, em 1944 teve como reflexos:
cada país seria obrigado a adotar uma política monetária que mantivesse a taxa de câmbio de suas moedas dentro de determinado valor indexado ao dólar;
criação do Fundo Monetário Internacional (FMI);
criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) que hoje faz parte do Grupo Banco Mundial;
no terreno político, uma consequência foi a criação das Nações Unidas (ONU);
todas as alternativas estão corretas.
Para Souza (1990), a língua é uma forma de dominação do espaço geográfico e tem a função de determinar exatamente de onde se situa e do que se pode dizer de um lugar. As expressões idiomáticas “Preço de Banana”, “Descascar Abacaxi”, “Bom Marché” – (bom mercado) e “Negócio da China” tem como objetivo, EXCETO:
Desvirtuar a qualidade ou o preço de regiões do globo, muitas vezes adotados nos países colonizados.
Demonstrar as fáceis condições de comercialização de produtos das regiões de países colônia em relação aos países metrópole.
Dar caráter pejorativo a situações de dominação por povos de regiões distintas.
Caráter de exploração de terra e povos nativos com intuito de desvalorizar produtos ou pessoas.
Propagandear positivamente os produtos das colônias para que, assim, se tornassem comercialmente famosos em todo o globo.
No que se refere aos blocos econômicos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se muito competitivo, tendendo a prevalecer os países (ou blocos) mais fortes.
II – No intuito de se fortalecerem economicamente, muitos países unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo.
III – A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
No que se refere a Velha Ordem Mundial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Bloco Capitalista (Estados Unidos, Leste Europeu, Coreia do Sul e Japão).
II – Bloco Socialista (ex-URSS, Cuba, China e Coreia do Norte).
III – Terceiro Mundo (apenas países africanos e sul-americanos).
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Nenhum dos itens é verdadeiro.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país com foco de conflito:
Islândia.
Israel.
Síria.
Colômbia.
Sri Lanka.
No que se refere aos objetivos dos blocos econômicos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Expandir o mercado consumidor dos países-membros para intensificar a economia em um contexto globalizado.
II – Melhorar a dinâmica econômica entre países-membros.
III – Reduzir impostos de importação e exportação e impostos de tarifas alfandegárias entre países-membros.
Apenas o item I é verdadeiro.
Apenas o item II é verdadeiro.
Apenas o item III é verdadeiro.
Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Todos os itens são verdadeiros.
O Neoliberalismo surgiu na Europa e América do Norte como uma reação ao Estado Intervencionista e ao Estado de Bem-estar Social. Ele não é uma unanimidade mundial. Existiu um grupo, representantes da politica social democrata europeia, que prometia promover a justiça social, denominada Terceira via. Indique a alternativa que apresenta seus representantes:
Tony Blair (Reino Unido) e Bill Clinton (EUA);
Gerhard Schroeder (Alemanha) e Margareth Tchatcher (Reino Unido);
Lionel Jospin (França) e Tony Blair (Reino Unido);
Jorge W. Bush (EUA) e Lionel Jospin (França);
Margareth Tchatcher (Reino Unido) e Jorge W. Bush (EUA).
A área em destaque com uma incógnita na ilustração é considerada de grande importância para a geopolítítica mundial do petróleo, pois se trata de local estratégico onde circula mais de 60% do petróleo consumido pelo ocidente e tem protagonizado constantes conflitos na região do Oriente Médio.

Fonte: Petróleo News 2019 Adaptado: DIAS, 2020
Assinale abaixo a assertiva que define o nome dessa localizadade com destaque de interrogação:
Estreito de Gilbraltar
Estreito de Bering
Estreito de Omã
Estreito de Ormuz
O início da formação da União Europeia se deu após o fim da Segunda Guerra Mundial, sendo um sistema de integração entre os países europeus, com organização econômica, política e social, visando a integração entre os Estados membros. A União Europeia em 2016 passa por um processo de mudança significativa que se consolida em 2019. A respeito do tema analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:
O Tratado de Maastricht simboliza a saída do Reino Unido da União Europeia, cujas negociações iniciadas em 2016, com um plebiscito popular, foram finalizadas em 2019.
Em 2017 teve início, oficialmente, a saída do Reino Unido da União Europeia, sendo o terceiro pais a pedir a saída do bloco. O objetivo da saída é formar uma aliança com países que deixaram a União Europeia para formar o novo bloco BENELUX.
O Brexit ocorreu pela insatisfação do Reino Unido com relação à política migratória imposta pela União Europeia, sendo o país membro obrigado a receber todos os refugiados de países em conflito do continente africano.
Em 2016 os países que fazem parte do bloco da União Europeia entraram em um grande conflito comercial, acarretando no desmembramento do bloco em quatro partes: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
O Brexit é a sigla criada para designar o rompimento do Reino Unido com o Bloco União Europeia. A saída do Reino Unido do bloco foi oficializada em 2019 após a negociação com os 27 países restantes; as consequências da saída terão reflexos, sobretudo, no âmbito comercial, na questão migratória, e de segurança para o cruzamento de fronteiras.
No livro “Globalização: as consequências humanas”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o autor expõe logo de início que “[...] a globalização tanto divide como une; divide enquanto une – e as causas da divisão são idênticas, às que promovem a uniformidade do globo”.
(BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).
Por essa breve reflexão, é possível afirmar que o autor considera o fenômeno da globalização como um movimento preocupante para a sociedade global na medida em que traz graves consequências. De acordo com seus conhecimentos e com a reflexão de Bauman, é possível afirmar que suas preocupações estão ligadas a:
I. Aumento da segregação espacial.
II. Progressiva desterritorialização dos Estados-nações.
III. Crescimento de migrações em massa.
IV. Perda de soberania política.
V. Enfraquecimento de capital cultural.
Entre as afirmativas destacadas, estão corretas apenas:
I, II e III.
I, II e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.