

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As drenagens apresentam padrões bastante característicos em função do tipo de rochas e das estruturas geológicas presentes no substrato da bacia. Analise as drenagens a seguir:

Os padrões de drenagem 1 e 2 são, respectivamente
paralelo e treliça.
radial e convergente.
treliça e anastomosado.
entrelaçado e paralelo.
dendrítico e radial.

0,2 m3/
1 m3/
2 m3/
100 L/s
265 L/s
Na formação do Brasil, alguns rios desempenharam um papel significativo na apropriação do território. Indique a afirmativa correta acerca dessa relação.
A navegação no rio Amazonas permitiu o controle português desta região já no século XVI.
O rio Tietê com sua drenagem para o litoral favoreceu o escoamento da produção cafeeira do Oeste paulista
Os rios Doce e Jequitinhonha atuaram como vias de circulação para a ocupação da região mineradora de Minas Gerais.
O rio São Francisco ficou conhecido já no século XVII como "rio dos currais", devido à ocupação de seu vale pela pecuária colonial.
O rio Paraná foi responsável pelo avanço da pecuária na região Centro-Oeste do Brasil no início do século XX.
A figura a seguir apresenta a curva de permanência de vazões decrescentes genérica construída com os dados de vazões observados na foz de uma bacia hidrográfica. A tabela mostra os dados de frequência simples usados para obtenção da curva de permanência.

Com base nesses dados, qual o valor da vazão que tem permanência no tempo de 60% (Q60), m3/
10
20
30
40
50
As mais potentes usinas hidroelétricas brasileiras localizam-se na bacia do rio
São Francisco.
Amazonas.
Tietê.
Xingu.
Paraná.
Segundo Ab’Sáber, uma das maiores originalidades dos sistemas hidrográfico e hidrológico do semiárido nordestino é que
não existem rios que cortam ou intermitentes.
todos os rios chegam ao mar, pelo menos em uma época do ano.
os rios correm do litoral para o interior, num padrão de drenagem retilíneo.
tanto os rios como os riachos têm talvegues muito rasos.
os afluentes dos rios Parnaíba e São Francisco se interligam nas cheias.
Para realizar a análise de consistência da série pluviométrica de um posto X, pelo Método da Dupla Massa, utilizou-se a média dos dados de postos vizinhos, obtendo- se o gráfico apresentado abaixo. Considere que os locais dos postos pluviométricos não foram alterados durante o período de observação (1970 a 1979).

Da observação do gráfico, conclui-se que
não existem inconsistências nos dados do posto X.
ocorreu uma alteração climática local no posto X devido à construção de um reservatório artificial no ano de 1975.
foi o ano de 1979 o de maior total precipitado na região.
estão sujeitos a diferentes regimes pluviométricos o posto X e seus vizinhos.
há um erro de transcrição da ordem de 1.000 mm no valor da precipitação do posto X no ano de 1975.
Uma bacia hidrográfica de 1,80 Km2 tem 30% de sua área urbanizada, com coeficiente de Runoff C1 = 0,80; 60% com vegetação, C2 = 0,10 e o restante com solo sem vegetação, C3 = 0,20. Para uma precipitação intensa uniforme de 100 mm/h, qual é, em m3/s, o valor do escoamento superficial máximo esperado?
8,0
10,5
16,0
21,0
31,5
Analise o texto abaixo.
A Bacia do Uruguai drena terras ............... Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Seu principal rio é o Uruguai, que resulta da confluência entre os rios ................... e Pelotas, e deságua no estuário do Rio da Prata.
Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas.
do Paraná; Canoas
do Paraná; Paraguai
de Santa Catarina; Itajaí
de Santa Catarina; Iguaçu
de Santa Catarina; Canoas
Segundo o Manual de Inventário Hidroelétrico de Bacias Hidrográficas, editado pelo Ministério de Minas e Energia, a avaliação energética das alternativas de um aproveitamento hidroenergético é feita considerando-se os seguintes critérios energéticos básicos: sistema de referência, período crítico, benefícios energéticos e dimensionamento energético. Para essa avaliação, analise os conceitos a seguir.
I - A energia secundária corresponde à energia disponível apenas em períodos de hidrologia favorável, podendo ser utilizada no atendimento a consumidores de carga interruptível ou na substituição da geração de origem térmica.
II - O período crítico de um sistema de referência é definido como aquele período do histórico hidrológico em que os reservatórios desse sistema são plenamente utilizados, com a ocorrência de déficits, considerando-se que, ao final do período, estão totalmente deplecionados, incluindo-se os reenchimentos totais intermediários.
III - A energia firme de um sistema corresponde à menor carga que este sistema pode atender sem ocorrência de déficits nas condições hidrológicas normais, registradas no histórico de afluências naturais.
IV - No desenvolvimento do potencial hidroelétrico de uma bacia, deve ser prevista, sempre que possível, a construção de aproveitamentos com capacidade de armazenamento, de forma que se possa obter energia durante os períodos mais secos a partir do uso da água armazenada durante os períodos hidrologicamente mais favoráveis.
Estão corretos APENAS apenas os conceitos
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.

90
105
120
135
150
A água vem sendo considerada uma recurso cada vez mais valioso e estratégico. O Brasil compartilha uma das grandes reservas hídricas fósseis do planeta, que é
o Bioma do Pantanal.
a Bacia Hidrográfica do Amazonas
o Aquífero Guarani.
a Lagoa dos Patos.
o Reservatório das represas dos rios Paraná e São Francisco.
“A bacia do rio São Francisco drena uma longa depressão encravada entre o Planalto Atlântico e as chapadas do Brasil Central. O rio principal nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais”. Fonte: TAMDJIAN, James O. e MENDES, Ivan L. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2005. p.54
Sobre a bacia hidrográfica do rio São Francisco é correto afirmar, exceto:
O potencial hídrico, através da irrigação, possibilitou o aproveitamento dos solos férteis onde se desenvolveu uma forte fruticultura.
O rio contribuiu historicamente, pois fixou populações ribeirinhas e ganhou o apelido de Rio dos Currais devido à concentração de fazendas de gado.
As regras para o uso das águas do São Francisco são ditadas pela Bahia, único estado atravessado por este rio.
O volume de água transportado pelo São Francisco em plena região semi-árida é grande, caracterizando-o como rio perene.
O potencial hidrelétrico foi explorado com a construção de várias usinas como as de Sobradinho, Três Marias e Paulo Afonso, dentre outras.
A descarga de um rio é o volume de água que flui por determinado ponto em determinado período de tempo, controlada pela velocidade do rio e pelo tamanho de seu canal (área transversal do canal). Se a velocidade aumenta e o tamanho do canal permanece o mesmo, a descarga aumenta. Se a velocidade aumenta e o tamanho do canal diminui, a descarga pode permanecer constante.
“São velhos, já definidos,
apresentando um processo erosivo quase
desprezível, porém transportando pelo seu leito
arenoso material vegetal arrastado pelas enxurradas
sobre a floresta”.
O texto acima faz referência aos rios de:
Águas claras ou esverdeadas.
Águas brancas ou barrentas.
Águas pretas ou escuras.
Águas pretas ou brancas.
No Brasil está localizado o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro, abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para o nome desse manancial, assinale a alternativa correta.
Sistema aqüífero de Furnas.
Sistema aqüífero Bauru-Caiuá.
Sistema aqüífero Guarani.
Sistema aqüífero Urucuia-Areado.
Sistema aqüífero Itapecuru.
Segundo o relatório GEO Brasil - Recursos Hídricos elaborado pela Agência Nacional de Águas–ANA em 2007, mais de 1,4 bilhões de pessoas vivem atualmente pelo mundo em bacias hidrográficas onde a utilização de água excede os níveis mínimos de reposição, conduzindo assim à dissecação dos rios e ao esgotamento das águas subterrâneas.
Assinale a alternativa que mostra a única região hidrográfica brasileira que enfrenta situação crítica quanto ao balanço hídrico.
Parnaíba
Atlântico Nordeste Ocidental
Atlântico Nordeste Oriental
São Francisco
Tocantins-Araguaia
Quanto ao rio Amazonas, o mais longo do mundo, é correto afirmar que
é chamado de Solimões até 100 quilômetros depois de Manaus.
corta o Estado do Pará no sentido oeste-leste, possuindo em sua foz a maior ilha fluvio-marítima do mundo.
é navegável apenas da Foz até Manaus, apesar de largo e profundo em vários trechos.
nasce nas terras altas bolivianas, onde é chamado de Marañon.
O Brasil concentra mais de 10% da água doce disponível na superfície do planeta. O vasto emaranhado de rios formam oito grandes bacias hidrográficas sendo a Amazônica a maior do mundo, com aproximadamente 3,8 milhões de quilômetros quadrados (em terras brasileiras). Toda essa caudalosa riqueza representa:
possibilidade de navegação fluvial com todas as capitais dos países que fazem a fronteira Norte do Brasil;
um bem extremamente valioso para irrigar terras secas existentes no semi-árido nordestino;
facilidade que os rios representam na ocupação e povoamento da Amazônia, inclusive contribuindo para a configuração geográfica do país;
dificuldade de penetração no interior da floresta, pois os rios são de longa extensão;
existência de um enorme potencial de energia hidrelétrica, porque a maioria dos rios corre nos planaltos.