

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São agentes poluidores dos aquíferos:
I. O lixo industrial.
II. Os agrotóxicos.
III. Os fertilizantes.
IV. O chorume de lixo orgânico.
Quais estão corretos?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A emissão de poluentes no ar causa uma série de efeitos nocivos ao homem e à natureza, dentre eles a chuva ácida, que, no Brasil, tem como principal área de ocorrência a(o):
Floresta Amazônica.
Caatinga.
Eixo Rio-São Paulo.
Pantanal.
Pampa gaúcho.
“As áreas com alerta de desmatamento na Amazônia Legal, que inclui 9 estados, tiveram um aumento de 278% em julho, em comparação ao mesmo mês de 2018. Os dados são do Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia” (G1, 2019). Em relação à supressão da cobertura vegetal na Amazônia, assinale a alternativa correta.
O desmatamento intenso na região ocorre desde o período pré-colonial, durante o ciclo da borracha, quando se explorava o pau-brasil
O desmatamento nas últimas décadas tem sido maior ao longo do arco do desmatamento, que se localiza no extremo norte da Amazônia
Os desmatamentos são utilizados unicamente para a ampliação de áreas agrícolas em propriedades privadas, e ocorrem de forma ilegal; por outro lado, são amplamente legalizados em terras indígenas
A supressão da cobertura vegetal tende a aumentar o escoamento superficial das águas pluviais, podendo contribuir com o assoreamento de rios e lagos
Faça uma leitura geográfica dos textos 1 e 2.
Texto 1 - “Não mudou nada, e a barragem que rompeu em Brumadinho não estava entre as de risco. Então, a gente vê que não tem segurança. Até quando? A pergunta é esta: até quando vamos perder vidas? Até quando?” [...] Desde que Bento Rodrigues foi destruído, há três anos e dois meses, Ediléia mora em casa alugada, com o marido e os dois filhos. Eles ainda lutam pelos seus direitos.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/01/26/interna_gerais,1024701/tres-anosdepois- ninguem-foi-preso-pela-tragedia-de-mariana.shtml. Acesso em: 15 mai. 2019.
Texto 2 - Art. 1º - O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil - ZEE, como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá aos critérios mínimos estabelecidos neste Decreto.
Art. 2º - O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil - ZEE, instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.
BRASIL. Decreto nº 4.297, de 10 de julho de 2002.
A partir de uma leitura centrada na ciência geográfica, é correto afirmar que os textos 1 e 2 sintetizam
a prevalência da produtividade, resultando na nulidade da eficácia legal para com a vida.
a legislação desrespeitada pela incapacidade de organização do setor de mineração, pois esse setor tem muitos outros gastos.
a eficácia produtiva do setor de mineração que não permite seguir a legislação na sua integridade.
a não compreensão pela vítima da tragédia da legislação que assegura a continuidade das atividades mineradoras.
da impermeabilização das áreas verdes na Região Metropolitana de São Paulo e arredores.
da retirada de cobertura vegetal ao longo da bacia hidrográfica do rio Tietê desde sua nascente até a passagem pelo município de Salto (SP).
da concentração de postos de combustíveis que dispensam, sem tratamentos, efluentes e resíduos de suas atividades.
da diluição dos componentes químicos de sabão e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo.
das atividades de lavagem e limpeza de ruas e avenidas promovida pelos agentes públicos nesse período do ano com água de reúso.
Não corresponde a um agravante de ordem ambiental:
Diminuição do efeito estufa.
Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas.
Degradação e esgotamento dos solos por causa das técnicas de produção.
Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas.
Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário.
A área desmatada na Amazônia foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, segundo dados do governo divulgados em novembro, um aumento de cerca de 30%. Destes dados, o estado com maior participação no índice divulgado foi:
Acre.
Pará.
Alagoas.
Amazonas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O método de exposição pelo professor é um procedimento didático importantíssimo para canalizar o interesse quando o conteúdo exposto é significativo e vinculado às experiências dos alunos. Neste caso, a exposição deixa de ser apenas um repasse de informações.
II. A inversão térmica é um fenômeno natural que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos industrializados. Ele consiste no aumento de circulação do ar frio (mais denso) devido às correntes marítimas quentes, o que provoca a ocorrência de chuvas ácidas.
III. O níquel permite produzir energia nas centrais nucleares, graças ao calor liberado quando há fissão atômica.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Acerca do efeito estufa, marque a opção ERRADA.
O efeito estufa ocorre quando os raios solares incidem na Terra, sendo uma parte absorvida (cerca de 65%) e outra refletida sob a forma de radiação infravermelha (cerca de 35%). Os raios absorvidos ficam retidos na superfície do planeta porque os gases de efeito estufa causam uma camada que retém o calor do Sol na atmosfera, formando uma manta térmica, impedindo que o mesmo retorne para o espaço.
Com o aumento da poluição atmosférica, os gases de efeito estufa (GEEs), como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os cloro-flúor-carbonetos (CFCs), geram uma camada ainda maior na superfície, provocando uma maior retenção dos raios solares, ocasionado um superaquecimento do planeta Terra.
O efeito estufa não é considerado um fenômeno natural.
Com intuito de diminuir as emissões dos gases de efeito estufa (GEEs), em 1997 a ONU reuniu vários países para assinarem o Protocolo de Kyoto, que é um tratado que prevê a redução dos GEEs. Entre 2008 e 2012 os países devem diminuir 5,2% a emissão de GEEs em relação a 1990. Entretanto, o país que mais emite GEEs, os EUA, não assinaram esse protocolo alegando que isso poderia dificultar o seu avanço industrial.
Um dos mais graves problemas ecológicos que vem ocorrendo no Brasil ultimamente refere-se ao desmatamento da floresta Amazônica. Sobre o desmatamento nessa região, é correto afirmar que
o aumento das queimadas nessa região tem contribuído para a perda da biodiversidade, o aumento de gás carbônico na atmosfera, o empobrecimento dos solos e as alterações climáticas em algumas áreas.
o crescimento da agropecuária extensiva na Amazônia, apesar de contribuir para o desmatamento, tem estimulado a ocupação da região com a presença de pequenos agricultores que investem no plantio da cana-de-açúcar e instalação de usinas de álcool.
o aumento da fiscalização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) tem contribuído para a redução da multiplicação de queimadas e demais formas de desmatamento por meio da eliminação de áreas de pasto.
entre os fatores que mais contribuíram para a redução expressiva do desmatamento foi o desenvolvimento do manejo agrícola de lavouras pertencentes aos grandes proprietários que divulgou a prática do uso sustentável da floresta com populações ribeirinhas e indígenas.
Leia as afirmativas a seguir.
I. A queima de derivados de petróleo produzem poluentes diversos, de modo que alguns deles podem combinar-se com a água presente na atmosfera e formar a chamada “chuva básica”, capaz de corroer monumentos e destruir plantações.
II. O aumento da emissão de gases e partículas ultrafinas provenientes da queima de combustíveis são fatores responsáveis pelo aumento da incidência de asma brônquica e outras doenças alérgicas.
III. O monóxido de carbono é capaz de inibir a troca de oxigênio do sangue com os tecidos vitais e, em concentrações elevadas, pode provocar a morte por envenenamento, afetando principalmente o sistema cardiovascular e nervoso.
IV. Reduzir o consumo de combustíveis fósseis; ampliar o acesso e a qualidade dos transportes coletivos; estruturar ciclovias e reduzir impostos sobre veículos de passeio são ações que podem auxiliar na melhora da saúde, ao impactar a qualidade do ar atmosférico.
Dentre as afirmativas apresentadas, são corretas:
Leia atentamente o seguinte trecho de uma matéria jornalística:
“A cor do céu de Fortaleza mudou na última semana devido a partículas de queimadas na África, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão, parte da fumaça e gases provenientes das queimadas que acontecem na África estão conseguindo cruzar o oceano Atlântico Sul, chegando até o litoral cearense, a mais de 6 mil quilômetros de distância”.
Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/08/29/cor-do-ceu-de-fortaleza-muda-devido-a-particulas-de-queimadas-na-africa-diz-funceme.ghtml
Considerando o excerto acima e o conhecimento que se tem sobre o assunto, é correto afirmar que
os ventos que circulam no mundo influenciam apenas as regiões próximas de onde se formam, portanto esse fenômeno é uma anomalia.
da mesma forma que os ventos da África influenciaram a coloração do céu do Ceará, os ventos originados da Amazônia umedecem o sudeste do Brasil.
a ação dos ventos ao redor do planeta não representa perigo algum às populações, pois a poluição de uma área circula, apenas, por regiões próximas.
a poluição das queimadas representa danos apenas para a saúde humana, a natureza se recupera com rapidez dos efeitos danosos dos gases liberados.
Em regiões áridas e semiáridas a concentração progressiva de sais no solo pode torná-lo improdutivo num curto espaço de tempo. O principal fator de salinização do solo nestas regiões é:
Queimadas e excesso de pastagem animal.
O uso de agrotóxicos que desgastam o PH natural do solo.
Baixa eficiência da irrigação e a drenagem insuficiente.
O uso de fertilizantes em excesso, que causa desgaste na qualidade do solo.
Analise o texto a seguir sobre a Amazônia:
O modo de produção imposto pela economia capitalista determina, em grande parte, os estilos de desenvolvimento nacionais e as estratégias regionais. A fronteira amazônica só pode, portanto, ser compreendida a partir da inserção do Brasil no sistema capitalista global, pós-segunda guerra mundial, em que o capitalismo atua no espaço planetário, mas os estados nacionais conservam suas funções de controle e hierarquização, constituindo agentes primordiais na produção do novo espaço. Na verdade, o povoamento da Amazônia a partir da colonização se fez sempre em surtos devassadores vinculados à expansão capitalista mundial. (BECKER, 1990, p. 11) |
O primeiro devassamento da floresta equatorial da várzea, ao longo dos rios amazônicos, decorreu do processo de:
busca pelas “drogas do sertão”
consolidação do “ciclo da borracha”
avanço das frentes pioneiras minerais
implantação de grandes projetos hidrelétricos
A expansão da indústria de base no Brasil, na qual se destaca a siderurgia, levou ao aumento da demanda por recursos minerais, como minério de ferro, manganês, bauxita, ouro, quartzo, entre outros. A exploração desses recursos trouxe diversos problemas socioambientais para os municípios em que há a atividade de mineração.
Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma consequência da mineração.
O desenvolvimento de tecnologias de controle ambiental faz com que a mineração gere impactos pontuais na natureza, em que seus efeitos são corrigidos rapidamente.
A mineração traz impactos positivos e negativos para os municípios, pois o ganho econômico é seguido de problemas ambientais de diversas ordens.
A mineração é a base da economia brasileira, por isso a legislação é permissiva com relação aos impactos decorrentes da mineração.
O grande impacto gerado pela atividade da mineração e o rigor da legislação brasileira fazem com que o Brasil importe os minerais para a indústria de base.
As populações tradicionais apoiam a mineração, pois se beneficiam de vantagens econômicas geradas pelas empresas mineradoras.
O fenômeno que deixou o céu de São Paulo escuro durante a tarde de segunda-feira funcionou como um alerta. Segundo o engenheiro florestal Eraldo Matricardi, os impactos ambientais do que acontece na Amazônia atingem todas as regiões do país, ele diz: "Não dá para achar que uma região está desconectada da outra. É bom ficar de olho no que acontece com o vizinho porque pode afetar o seu quintal". (Reportagem de Laís Alegretti da BBC News Brasil em Londres, 21 agosto 2019, adaptado).
Com base no texto que trata do episódio recente das queimadas na Amazônia e em seus conhecimentos sobre o tema, é INCORRETO afirmar que:
As discussões sobre uma eventual internacionalização da Amazônia ressurgiram em meio às tensões diplomáticas entre os governos do Brasil, Bolívia e Colômbia.
As queimadas na Amazônia podem impactar negativamente o agronegócio brasileiro e o recente acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia.
Os últimos registros de queimadas também foram verificados em área de expansão da fronteira agrícola, destinada à bovinocultura e à produção de soja.
As atuais queimadas na Amazônia chamaram atenção mundial, uma vez que interesses econômicos acentuam a exploração da maior floresta tropical do mundo, a exemplo do comércio ilegal de madeira e a destinação do minério brasileiro.