Questões de Concurso sobre Problemas e Catástrofes Ambientais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
664 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A partir da leitura de Carlos Walter Porto-Gonçalves (2005), considere as seguintes afirmativas.

I. Uma política de preços aplicada à água como bem ou serviço ambiental contribui para a regulação do uso desse recurso, auxiliando, assim, na superação da desordem ecológica.

II. Nas regiões do Planalto Central brasileiro, os conflitos ambientais relativos à água estão associados aos conflitos de classe por apropriação e expropriação de terras e águas. A alternativa CORRETA é:


A

Somente I é verdadeira;


B

Somente II é verdadeira;


C

I e II são verdadeiras;


D

I e II são falsas.

___As cidades brasileiras cresceram e com elas também cresceram os problemas sociais e ambientais. Tais problemas implicam no comprometimento dos recursos naturais das cidades e se associam à precarização da qualidade de vida das populações urbanas. Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as assertivas seguintes:


I) Chuva ácida é a retenção da radiação infravermelha nas baixas camadas da atmosfera, resultando na elevação da temperatura da superfície terrestre.

II) A inversão térmica é decorrente da concentração, na atmosfera, de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, liberados na combustão de petróleo e carvão mineral.

III) A ilha urbana de calor é o nome dado a uma área da cidade que apresenta temperaturas mais elevadas do que o seu entorno, sendo frequente em grandes áreas metropolitanas.

IV) Poluição, em geral, é toda e qualquer forma de degradação física ou química de um ambiente.


___Considera-se que:


A

I está correta.


B

I e II estão corretas.


C

I e III estão corretas.


D

III e IV estão corretas


E

I, II, III e IV estão corretas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), o desmatamento no Estado de Rondônia aumentou 21% em 2013. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) aponta como uma das principais causas do desmatamento em Rondônia:


A

a expansão agropecuária e agrícola.


B

a construção de portos e ferrovias em todo o Estado.


C

a exploração da borracha na região.


D

a abertura de estradas cruzando o Estado.


E

o crescimento industrial acelerado.

No estudo da questão ambiental, é de enorme importância o exame dos Desastres Naturais que, em geral, requerem uma intensa e rápida ação do Corpo de Bombeiros. Sobre esse assunto, analise as considerações feitas a seguir.


1) Os desastres naturais de pequeno porte ou intensidade são caracterizados quando os danos causados são pouco importantes e os prejuízos consequentes são pouco vultosos e, por isso, são mais facilmente suportáveis e superáveis pelas comunidades afetadas.

2) Quanto à evolução, os desastres naturais são classificados em: súbitos, graduais e por somação de efeitos parciais. Os desastres súbitos caracterizam-se, sobretudo, pela velocidade de evolução do processo.

3) Os desastres naturais de evolução aguda são aqueles que resultam exclusivamente das ações antropogênicas ou de omissões humanas sobre o meio natural, e se originam do relacionamento do homem com os ecossistemas urbanos.

4) As chuvas ácidas, o incremento da poluição do ar provocada por camadas de inversão térmica, o efeito estufa e os bolsões de redução da camada de ozônio são desastres naturais relacionados com a geodinâmica terrestre interna.

5) No Brasil, existe maior prevalência dos desastres naturais cíclicos e de características sazonais, por isso são mais facilmente previsíveis.


Estão corretas:


A

1 e 3, apenas


B

2 e 3, apenas.


C

1, 2 e 5, apenas


D

3, 4 e 5, apenas


E

1, 2, 3, 4 e 5.

O início de ano no Brasil é caracterizado pelo verão, sendo que, junto com ele, temos as chuvas torrenciais, que se destacam no Sudeste do país. As precipitações torrenciais ou convectivas acabam proporcionando inúmeras tragédias nos espaços urbanos da região, como deslizamentos e enchentes.

Todos os fatores a seguir contribuem para as tragédias nas cidades atingidas pelas chuvas convectivas, EXCETO:


A

Desmatamento das vertentes e ocupação de encostas íngremes.


B

Impermeabilização do solo urbano conduzindo para uma menor infiltração.


C

Construção de taludes nas encostas e manutenção da área verde nas margens de drenagem.


D

Deposição de resíduos urbanos nos cursos fluviais como também redução das áreas de drenagem.

Os episódios agudos de poluição atmosférica ocorrem quando observa-­‐se as seguintes condições meteorológicas:

A
inversão térmica e instabilidade atmosférica

B
ventos calmos e inversão térmica

C
instabilidade atmosférica e ventos calmos

D
inversão térmica e ventos fortes

E
temperaturas elevadas e estabilidade atmosférica
Ano: 2013
Prova: FUMARC - CBM MG - Bombeiro Militar - 2013

“O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional. [...] Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção. [...] Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana.”

Fonte: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado Acesso em: 10/02/2013

O principal fator que proporcionou a degradação do Cerrado nas décadas 1960 e 1970 foi


A

o avanço da fronteira agrícola da soja.


B

o extrativismo mineral ligado à bauxita.


C

a exploração madeireira de espécies nativas.


D

a construção de açudes e hidrelétricas na região.

As águas da chuva ácida caracterizam-se por apresentar grande concentração de ácidos dissolvidos, resultantes da contaminação da atmosfera por compostos de óxidos de enxofre e nitrogênio. Até a década de 1990, a chuva ácida era comum apenas nos países de industrialização clássica, todavia pesquisas realizadas atualmente apontam que o fenômeno se generalizou em escala mundial.

São consequências da chuva ácida, EXCETO:


A

Alteração da composição do solo e das águas.


B

Contaminação das lavouras.


C

Destruição da cobertura vegetal.


D

Corrosão de edifícios e monumentos históricos.


E

Aumento da incidência de raios solares ultravioleta.

A Mata Atlântica configura-se como uma das Florestas Tropicais mais devastadas do mundo, sendo que, segundo estudos, menos de 3% de sua área original ainda está presente no território brasileiro. Nas últimas décadas, o principal fator responsável pela degradação do bioma deve-se


A

à intensa exploração do látex.


B

ao processo de urbanização do país.


C

à expansão da recente fronteira agrícola do país.


D

ao processo de desertificação que assola esse território.

A alocação de investimentos públicos no cenário urbano para áreas tradicionalmente negligenciadas, espaços residenciais normalmente da população mais pobre, bem como a regularização fundiária de favelas e loteamentos irregulares são fatores que tendem a acelerar, eficazmente, a concentração de renda nas cidades.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: http://blig.ig.com.br. Acesso em: 23 ago. 2011 (adaptado).

No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na


A

redução da flora.


B

elevação das marés.


C

erosão das encostas.


D

laterização dos solos.


E

fragmentação das rochas.

Vilarejos que afundam devido ao derretimento da camada congelada do subsolo, uma explosão na quantidade de insetos, números recorde de incêndios florestais e cada vez menos gelo. Esses são alguns dos sinais mais óbvios e assustadores de que o Alasca está ficando mais quente devido às mudanças climáticas, disseram cientistas. As temperaturas atmosféricas no Estado norte-americano aumentaram entre 2ºC e 3ºC nas últimas cinco décadas, segundo a Avaliação do Impacto do Clima no Ártico, um estudo amplo realizado por pesquisadores de oito países. (Folha de S. Paulo, 28 set. 2005). O fenômeno cada vez mais evidente devido a inúmeros acontecimentos como os descritos no texto e que têm afetado toda a humanidade é:


A

O buraco na camada de ozônio.


B

O el niño.


C

A La niña.


D

O efeito estufa.

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.

AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).

Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando


A

concentra suas atividades no setor primário.


B

apresenta estoques elevados de alimentos.


C

possui um sistema de transportes articulado.


D

diversifica a matriz de geração de energia.


E

introduz tecnologias à produção agrícola.

Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um “manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo”, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.

( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).

( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.

( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.

( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.


A

V, V, V, F, F


B

V, V, F, F, F


C

F, V, F, F, V


D

F, V, F, V, V


E

V, F, V, F, V

“Entre agosto de 2010 e julho de 2011, a Amazônia perdeu 6.238 quilômetros quadrados de floresta. É a menor taxa anual de desmate desde o início do levantamento, em 1988”. A respeito dessa notícia divulgada no jornal O Estado de São Paulo, em 05 de dezembro de 2011, assinale a opção correta.


A

Trata-se de divulgação dos resultados obtidos pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES) do IBAMA.


B

A área desmatada foi calculada por meio de análise de imagens do satélite sino-brasileiro CBERS-2B.


C

Naquelas áreas onde não houve condições de obter imagens orbitais ópticas por problemas de cobertura de nuvens, foram utilizadas imagens de radar do satélite ALOS PALSAR.


D

No mapeamento e estimativa de áreas desmatadas, foram considerados tanto o corte raso como o corte seletivo.


E

Essa queda na taxa de desmatamento é uma confirmação de tendência consistente de queda de desmatamento na Amazônia Legal, que vem ocorrendo desde 2004.

Imagem associada para resolução da questão


A

a ação da biopirataria, em busca de espécies exóticas, e a expansão da produção mineral, com a descoberta de novas jazidas de minério de ferro e bauxita.


B

o crescente número de invasões de terra realizadas em áreas de preservação, com a justificativa de que constituem latifúndios improdutivos governamentais.


C

o uso da vegetação nativa para a produção de carvão vegetal, desequilíbrios ecológicos produzidos pela monocultura e contaminação dos solos e cursos d’água por defensivos agrícolas.


D

a expansão do turismo de aventura, a construção de pequenas represas para complementar a produção de energia e a expansão das periferias urbanas sobre áreas rurais.

Imagem associada para resolução da questão

Quanto a esse contexto, é correto afirmar que os textos


A

não têm relação uma vez que o primeiro mostra um esquema de uso correto de solo de áreas íngremes e o segundo trata do surgimento de voçorocas, crateras provocadas apenas pelas chuvas fortes sobre terrenos planos e argilosos como os do Centro-Oeste do Brasil.


B

se complementam, pois evidenciam a erosão pluvial em áreas de relevo acidentado e solos litólicos lateríticos, arenosos e profundos, com grande incidência de chuvas. Trata-se de um contexto único que ocorre na região Centro-Oeste, onde não há meteorização intensa.


C

têm íntima relação uma vez que abordam o uso incorreto do solo, o que poderá ocasionar a perda de milhares de toneladas desse recurso, sobretudo em consequência do intemperismo químico, associado ao desgaste, transporte e acúmulo de sedimentos.


D

abordam o uso incorreto do solo que pode levar à formação de voçorocas, uma vez que, sendo provocadas pelas chuvas, um fator natural, o movimento de massas é inevitável em áreas planas, de climas quentes e com alto índice de pluviosidade, como o estado de Goiás.

Segundo Daniel Huertas (2009, p. 148), essa prática assume proporções gigantescas na Amazônia. As terras devolutas são o grande alvo de apropriação indevida, proporcionada sobretudo pela ocupação jurídica de caráter irregular.

Trata-se da prática


A

das queimadas.


B

do garimpo.


C

da coivara.


D

do empate.


E

da grilagem.

No território brasileiro, algumas áreas são consideradas de risco, devido a desequilíbrios ambientais ou até mesmo devido a condições do meio natural. Sobre exemplos de áreas de risco ambiental no Brasil, assinale a alternativa correta.


A

Áreas sujeitas a tornados, no Nordeste brasileiro.


B

Áreas de cidades litorâneas como Salvador e Olinda, em vias de serem submergidas pela elevação do nível do mar.


C

Áreas serranas do Rio de Janeiro e áreas de enchentes devastadoras, provocadas por cheias excepcionais em locais desflorestados.


D

Áreas de ressacas marinhas muito intensas, como na área dos Lençóis Maranhenses.


E

Áreas de risco de incêndio florestal, no Sul do Brasil.

A poluição da água pode ser causada, por exemplo, pelo despejo de esgotos e produtos químicos de cidades e de produção agrícola. Sobre esse assunto, assinale a opção que possui maior relação com eutrofização.


A

Remoção da cobertura vegetal natural ao redor de reservatórios, causando aumento na concentração de sedimentos em suspensão na água.


B

Descarga de dejetos humanos, aumentando a concentração de coliformes fecais nas águas superficiais ou subterrâneas.


C

Descarga de esgotos não tratados na água, causando aumento na quantidade de patógenos responsáveis pelos distúrbios gastrointestinais nos seres humanos.


D

Aumento na concentração de algas microscópicas no mar, provocando o aparecimento de manchas escuras no mar.


E

Aumento de nitrogênio e fósforo na água, provenientes de fertilizantes agrícolas, causando aumento no número de fitoplânctons e redução do oxigênio na água.

   
Gerar simulado