Imagem de fundo

“A China se tornou a maior potência emergente do mundo contemporâneo, tendo recentement...

Compartilhar

“A China se tornou a maior potência emergente do mundo contemporâneo, tendo recentemente superado o Japão como segunda economia do mundo e com previsões de que poderá ultrapassar os Estados Unidos até o final da década de 2020 – já tendo superado este país em termos, mais estritos, da produção industrial.”

HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. 2. ed. Niterói: UFF, 2013, v 1, p. 113.


Uma das evidências mais claras da ascensão da China como potência na atualidade está relacionada com o(a)


A

retomada dos investimentos nos combustíveis fósseis, integrando uma intensa rede de gasodutos com a Austrália, além do controle militar da sua periferia imediata na região da Ásia Central.

B

sua importância no desenvolvimento de novas fontes de energia alternativa na África, devido ao custo elevado de exploração dos reduzidos estoques de petróleo e gás na região do Sudão do Sul, da Argélia e da Líbia.

C

seu papel comercial cada vez mais incisivo em relação às periferias mundiais, ampliando suas parcerias e seus investimentos em vários setores da atividade econômica, particularmente no continente africano.

D

seu novo papel na divisão internacional do trabalho, já que exporta para a América Latina suas commodities como o ferro e a soja, além de importar dessa mesma região os produtos manufaturados que atendem ao mercado consumidor chinês em processo de expansão.