Grande parte da dinâmica da litosfera ocorre nos limites das placas tectônicas, em contraste com o interior delas, geralmente com atividades bem menos significativas. Observe a figura abaixo:
Placas Tectônicas da Terra
No que se refere aos limites convergentes de placas tectônicas e aos processos neles presentes, deve-se entender que
são constituídos por terrenos datados do Cenozoico, tendo sua gênese relacionada aos movimentos das placas tectônicas, onde a geomorfologia resulta de dobramentos e intrusões plutônicas e metamorfismos.
essas áreas correspondem a terrenos jovens e elevados, possuindo grande complexidade rochosa e estrutural e são geradas a partir de dobramentos, acompanhados de intrusões, vulcanismos, abalos sísmicos e falhamentos.
possuem relevo acidentado, formado a partir dos movimentos epirogenéticos nos bordos das placas tectônicas, associados a intrusões, abalos sísmicos, estimulados pelas forças endógenas da Terra, especialmente as correntes de convecção da astenosfera.
a colisão entre uma placa continental e uma oceânica provoca, geralmente, a subducção daquela sobre esta, geralmente produzindo arcos magmáticos na borda do continente, onde há a predominância de rochas plutônicas e metamórficas.
nas zonas de subducção é abundante a quantidade de sedimentos advindos das rochas “quebradas” pelo tectonismo, que ocorre na margem convergente, e passam por metamorfismo devido a suas condições de pressão e temperatura das zonas onde se concentram.