A distribuição global da precipitação está muito ligada à Circulação Geral da Atmosfera e à distribuição das cadeias de montanhas e planaltos. Na figura a seguir, fica clara a existência de três cinturões de ventos que são observados em cada hemisfério do planeta Terra:
Extraído de: IAG/USP.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a dinâmica de circulação atmosférica e os aspectos climáticos:
A chuva na região equatorial está ligada à ZCIT que, além de estar localizada no ramo descendente da célula de Hadley, atuando no sentido de transferir calor e umidade dos níveis superiores da atmosfera das regiões tropicais para os níveis inferiores da troposfera e para médias e altas latitudes, também está envolvida na manutenção do balanço térmico global.
As regiões com pouca precipitação nas latitudes subtropicais estão localizadas no ramo ascendente da Célula de Hadley.
Nas regiões de altitudes médias, a precipitação está associada às frentes frias e aos ciclones extratropicais.
A frente polar é uma faixa muito propícia ao desenvolvimento de vórtices anticiclônicos, particularmente em áreas oceânicas.
Na região tropical, além da circulação meridional decorrente da atividade das células de Hadley, existe uma circulação zonal em larga escala, devida às Células de Walker, no sentido leste-oeste, que ocorre em função do aquecimento diferencial entre o oceano e o continente.