Imagem de fundo

Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente...

Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor terciário, com salários em geral mais altos. Essas condições surgiram primeiramente nos países de industrialização antiga, os países desenvolvidos. Com base nessa afirmativa, NÃO é correto afirmar que:

A

A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando rapidamente para receber os imigrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana, como, moradias, água, luz, rede de esgoto e aumento na geração de empregos. Os problemas urbanos não se multiplicaram tanto como ocorreu nos países subdesenvolvidos.

B

A urbanização em países subdesenvolvidos é típica. O êxodo rural causou um grande aumento da população nas cidades, criando sérios problemas urbanos. O crescimento rápido de algumas cidades, que acaba culminando no fenômeno da metropolização, é resultado da incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural, seja em cidades pequenas e médias, o que força o deslocamento de milhões de pessoas para as cidades que polarizam a economia de cada país.

C

Em países subdesenvolvidos como o Brasil, os fatores repulsivos costumam predominar sobre os fatores atrativos.

D

As características essenciais da urbanização contemporânea são sua velocidade e generalização, o que acarreta grande sobrecarga para a rede de serviços públicos, acentua os contrastes entre zonas urbana e rural e aprofunda as insuficiências econômicas de produção, distribuição e consumo. Os sistemas de produção chegam a um ponto de estrangulamento, enquanto as necessidades de consumo passam por intensa vitalização. O somatório de todos esses fatores acaba por produzir um estado de desequilíbrio.