“O aniversário de 25 anos do Rally dos Sertões levará os competidores de Goiânia (GO) até Bonito (MS). A prova terá 2.793 quilômetros (1.822 quilômetros de trechos cronometrados), com início no dia 19 de agosto e término em 26 de agosto. O roteiro da edição histórica foi divulgado na noite desta terça-feira (21/3), em evento realizado em São Paulo. Os participantes das categorias motos, carros, quadriciclos e UTV's terão pela frente trilhas e estradas localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além de Goiânia e Bonito, o percurso passa pelas cidades de Goianésia (GO), Santa Terezinha de Goiás (GO), Aruanã (GO), Barra do Garças (MT), Coxim (MS), Aquidauana (MS) ‘Será um Rally dos Sertões inesquecível. Estamos desenvolvendo um roteiro que irá desafiar os pilotos do início ao fim da disputa. Além disso, o trajeto será de rara beleza, a chegada pela primeira vez será em Bonito (MS), em uma das regiões mais incríveis do país’, afirmou Marcos Moraes, diretor-geral da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões (fonte: http://www.espn.com.br/blogs/kleverkolberg/680596_rally-dos-sertoes-2017- roteiro-do-aniversario-de-25-anos-liga-goiania-go-a-bonito-ms).
Considerando apenas o trecho goiano da prova “Rali dos Sertões”, é CORRETO afirmar que a vegetação que os competidores enfrentarão:
Terá característica ser bastante seca, com plantas adaptadas ao clima, notadamente o Mandacaru, o Xique-xique, a Aroeira e a Braúna. Possibilidade de encontrar áreas em processo de desertificação.
Terá por característica ser muito densa, em razão das temperaturas elevadas e as chuvas abundantes durante o ano todo. Marcada pela presença de árvores de grande porte, podendo atingir facilmente 30 a 40 metros de altura. Possuí ainda uma elevada riqueza de espécies vegetais.
Terá por característica a diversificação, ora sendo composta por Mata de Pinhais ou de Araucárias (região de Planalto); Mata Atlântica (próxima à região da Serra do Mar) ora de Campos (região da Campanha ou Pampas).
Terá por característica floresta de clima temperado, com baixa diversidade de plantas e animais. Geralmente, no inverno e no outono, perdem as folhas, razão pela qual são denominadas caducifólias.
Terá por característica uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. A vegetação também é arbórea, ou seja, formada por arbustos e árvores de tamanho médio, que não costumam passar dos 20 metros de altura. As árvores ficam, na maior parte das vezes, afastadas uma das outras e costumam ter galhos mais secos, duros e retorcidos;