A Guerra Fria, iniciada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), polarizou o contraste ideológico entre o capitalismo e socialismo, aprofundado um cenário de disputa internacional por novas tecnologias, armas nucleares, poder econômico, político e militar. A queda do muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1991), são fatos que simbolizaram o fim da Guerra Fria.
Sobre o tema, é CORRETO afirmar:
Com o fim da bipolarização entre capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre os países ricos e países pobres terminaram, havendo uma hegemonia do capitalismo que busca desenvolver o princípio da igualdade.
A Nova Ordem Mundial assinala o fim da bipolaridade entre União Soviética e Estados Unidos. Contudo, inicia-se uma nova guerra contra o terrorismo cujo principal objetivo é trazer a possibilidade de uma abertura de diálogo entre as grandes potências mundiais e os países periféricos
Após a Guerra Fria surge uma nova lógica internacional com novos blocos econômicos regionais, Japão, União Europeia e China destacam-se como centros políticos e econômicos de poder. Além disso, a nova divisão internacional evidencia, sob o crivo econômico, a distinção entre os países do Norte desenvolvido e do Sul subdesenvolvido.
Está cristalizada a divisão Norte-Sul sendo impossível nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.
O Brics apresenta frente à Nova Ordem Mundial a polarização econômica que marcou o mundo após a Guerra Fria entre os países imperialistas e as nações neocoloniais.