Imagem de fundo

O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Geografia busca nortear os professores sob...

O PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Geografia busca nortear os professores sobre práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, para que estes possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito. Com isso, os alunos irão desenvolver a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza. Para isso, essas práticas deverão envolver procedimentos de problematizarão, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais, que compõem a paisagem e o espaço. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema citado.

A

O tema A conquista do lugar como conquista da cidadania, sugerem-se os seguintes itens como parâmetros para trabalhar: o lugar como experiência vivida dos homens com o território e paisagens; o imaginário e as representações da vida cotidiana: o significado das coisas e dos lugares unindo e separando pessoas; a segregação socioeconômica e cultural como fator de exclusão social e estímulo á formação de favelas nas cidades.

B

Ao tratar temas e conteúdos sobre as diferentes maneiras como o trabalho social interage com a natureza, o professor poderá resguardar em sua abordagem as especificidades de um e de outro. Significa que didaticamente poderá ser abordado em suas especificidades, mas nunca perder de vista que esse lugar é produto da interação desses dois níveis de sua realidade, e que as análises específicas deverão sempre resgatar a unidade desse lugar como resultado daquela interação.

C

Os eixos expressam algumas intenções a serem assinaladas. A primeira é trabalhar com os alunos, por meio do estudo de Geografia, uma melhor compreensão da realidade. A segunda é trabalhar o mundo atual em sua diversidade, construindo explicações de como as paisagens, os lugares e os territórios são produzidos. Os alunos devem reconhecer as paisagens com sua identidade e temporalidade. Em Geografia, significa propor temáticas em que o tempo social e o tempo natural possam ser compreendidos em suas especificidades e interações. Uma terceira intenção é que os alunos se apropriem do conhecimento geográfico, como forma de compreender e explicar a sua própria vida. Uma quarta intenção é a de que o conjunto dos temas que compõem os eixos expressem conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

D

Um dos objetivos para o Terceiro Ciclo na PCN é compreender as múltiplas interações entre sociedade e natureza nos conceitos de território, lugar e região, explicitando que, de sua interação, resulta a identidade das paisagens e lugares.