Imagem de fundo

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade, Vivemos num mundo confuso ...

O mundo como fábula, como perversidade e como possibilidade, Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. De fato, se desejamos escapar à crença de que esse mundo assim apresentado é verdadeiro, e não queremos admitir a permanência de sua percepção enganosa, devemos considerar a existência de pelo menos três mundos num só. O primeiro seria o mundo tal como nos fazem vê-lo: a globalização como fábula; o segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade; e o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 17-18.

Sobre a Globalização podemos afirmar:

A

a ideia de globalização como “fábula” torna-se ainda mais expressiva, quando levamos em conta certas definições de fábulas: fábula como mitologia, lenda, narração de coisas imaginárias. Sem dúvida nenhuma lidamos cada vez mais com a imagem de um mundo interconectado, mas de forma alguma “sem fronteiras”, pois jamais a globalização homogeneizará todos os lugares, pois esse sempre impõe sua força ao novo que chega.

B

Os Estados nacionais desenvolveram grandes estratégias de proteção financeira, dificultando a entrada de mercadorias estrangeiras e fortalecendo seu mercado interno, essas estratégias são fundamentais para entendermos o processo de globalização no mundo atual.

C

Entre as características próprias da globalização temos a alteração da Divisão Internacional do Trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso do EUA e do Japão.

D

Uma das consequências do processo de globalização nos tempos atuais foi justamente a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais como, por exemplo, a ONU.

E

A globalização aumentou a influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países.