Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas por meio de representações cartográficas mais próximas do real. Em relação á representação espacial, assinale a alternativa CORRETA.
Seguindo convenções internacionais, principalmente a partir dos últimos séculos, as representações simbólicas foram aperfeiçoadas com o advento das fotografias aéreas e, posteriormente, com o desenvolvimento de imagens de sensores remotos embarcados em satélites, fato que não era possível em tempos passados, onde a produção cartográfica, basicamente de mapas impressos em papel, era artesanal.
Com a adoção de convenções normativas e convenções cartográficas na década de 1980, os mapas foram sendo modernizados, levando em consideração as percepções da realidade e permitindo uma representação mais aproximada do real, possibilitando a todos os indivíduos conhecer lugares, por meio de mapas, antes desconhecidos ou inacessíveis.
O mapa temático é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema, que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros. Neles são representados também altitudes, latitudes, limites e distâncias.
A escala numérica possui um mérito de aumentar e reduzir juntamente ao mapa. Assim, se transferir um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta.
Um mapa-múndi possui uma escala muito grande, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala pequena.