“A agricultura africana pode alimentar o mundo? A resposta é ‘sim’. Embora ousada, a afirmação se baseia em fatos concretos. A África abriga 65% das terras férteis não cultivadas do planeta, 10% dos recursos renováveis de água doce, e sua produção agrícola cresceu 160% nos últimos 30 anos. Esses dados são da Nova Associação para o Desenvolvimento da África (Nepad), o corpo técnico da União Africana, e constam de um informe divulgado em julho, que recorda que a população mundial chegará a dez bilhões de pessoas até 2050.”
Disponível em: https://www.ufjf.br/ladem/2016/08/24/africapoderia-alimentar-o-mundo-inteiro/. Acesso em: 29 dez. 2021.
Como o texto afirma “a agricultura africana poderia alimentar o mundo”, no entanto, a fome segue sendo uma realidade naquele continente e é decorrente da(o)
existência de fatores políticos e econômicos mais significativos que as condições naturais adversas ou a falta de alimentos.
histórico de conflitos, o que faz com que muitos países se mostrem mais interessados em adquirir armas do que desenvolver tecnologia de produção agrícola.
existência de grandes desertos e da escassez de recursos hídricos no continente, o que inviabiliza o desenvolvimento agrícola no continente.
baixa capacidade de produção agrícola da maior parte dos países em razão da maior rentabilidade do setor de mineração.