Cinco são os conceitos básicos da geografia: espaço, paisagem, território, região e lugar. O espaço geográfico é um desses conceitos-chave, mas sua definição é móvel, isto é, vem sofrendo mudanças através dos tempos, desde a Grécia antiga, passando pela geografia moderna em suas diversas correntes de pensamento. Sobre o conceito de espaço geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
O espaço na corrente de pensamento crítica/radical é o espaço absoluto, isto é, um conjunto de pontos que têm existência em si, sendo independente de qualquer coisa. É o espaço quantitativo.
A geografia humanista e cultural traz o conceito de ‘sentimentos espaciais’ como, por exemplo, o espaço sagrado, ou da manifestação do sagrado, preconizado pelo geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan.
Para a geografia crítica o espaço entendido como espaço social, vívido, em estreita correlação com a prática social, não deve ser visto como espaço absoluto, vazio e puro, lugar por excelência dos números e das proporções.
No âmbito da corrente geográfica teórico-quantitativa, o espaço é considerado sob duas formas que não são mutuamente excludentes. De um lado através da noção de planície isotrópica e, de outro, de sua representação matricial.