Imagem de fundo

De acordo com os aspectos importantes a serem levados em conta sobre a questão das metr...

De acordo com os aspectos importantes a serem levados em conta sobre a questão das metrópoles no Brasil, é correto afirmar que:

A

todas as metrópoles são cidades com mais de 1 milhão de habitantes, mas a regra para se atribuir se é ou não uma metrópole é demográfica. Não podendo constar nessa lista uma cidade com menos de 1 milhão de habitantes, sem problema nenhum, porém, não é o que ocorre.

B

chama a atenção o fato de que todas as 12 metrópoles são capitais de seus respectivos estados. Também não é algo obrigatório, absolutamente, mas tal evento se deve ao fato de que no Brasil há uma tendência explícita de que as principais cidades sejam exatamente as capitais de seus estados. É a tônica de nosso processo de macrocefalia urbana. As principais e mais importantes cidades encontram-se localizadas nas capitais de estados, concentrando fatores produtivos e demográficos.

C

à época da divulgação da lista com as metrópoles brasileiras, foi incluída a cidade de Campinas, em São Paulo, causando certo estranhamento por parte de alguns estudiosos da questão urbana no Brasil. A cidade de São Paulo, com sua enorme abrangência e influência, acabou, de certa forma, não eclipsando Campinas. Assim, a próspera cidade do estado de São Paulo (segunda maior cidade do estado, inclusive), mesmo esbanjando altos índices de desenvolvimento, não conseguiu ascender como metrópole em nossa hierarquia urbano.

D

todas as metrópoles são cidades com menos de 1 milhão de habitantes, mas a regra para se atribuir se é ou não uma metrópole não é demográfica. Não podendo constar nessa lista uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes.

E

à época da divulgação da lista com as metrópoles brasileiras, não foi incluída a cidade de Campinas, em São Paulo, o que já era esperado por todos estudiosos da questão urbana no Brasil. A cidade de São Paulo, com sua enorme abrangência e influência, acabou, de certa forma, eclipsando Campinas. Assim, a próspera cidade do estado de São Paulo (segunda maior cidade do estado, inclusive), mesmo esbanjando altos índices de desenvolvimento, conseguiu ascender como metrópole em nossa hierarquia urbano.