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A partir da década de 1970, o aprofundamento da globalização reestrutura o espaço econô...

A partir da década de 1970, o aprofundamento da globalização reestrutura o espaço econômico mundial, dando a ele uma feição de arquipélago cujos centros produtivos mais competitivos são interconectados por redes logísticas multiescalares. Nesse processo, as atividades portuárias são submetidas à adoção de novos padrões de organização e localização. A sincronização da produção, do transporte e da distribuição insere os portos em arquiteturas logísticas organizadas segundo princípios de flexibilidade operacional e de minimização das rugosidades espaciais e funcionais.

Adaptado de: MONIÉ, F. e VASCONCELOS, F. “Evolução das relações entre cidades e portos: entre lógicas homogeneizantes e dinâmicas de diferenciação”, Confins [Online], n. 15, 2012

Entre as mudanças observadas nos padrões de organização e localização das atividades portuárias nas últimas décadas, com reflexos no território brasileiro, destaca-se uma tendência à:

A
polarização dos fluxos de commodities pelos portos generalistas;
B
ampliação da associação espacial e funcional entre cidade e porto;
C
expansão da área retroportuária para os centros antigos das cidades;
D
concentração das estações de desembaraço aduaneiro na zona portuária;
E
regionalização das atividades tradicionalmente realizadas nos retroportos.