A Estratigrafia é o ramo das Geociências que estuda os estratos sedimentares, inclusive minerais e fósseis presentes, sua ordenação cronológica, distribuição geográfica das camadas e ambientes de sedimentação. No que diz respeito aos princípios estratigráficos, assinale alternativa CORRETA:
Uma discordância representa um hiato no registro geológico da história de uma região pode ser uma pausa no processo sedimentar de uma bacia, o intervalo temporal entre dois derrames de lava ou uma superfície que foi erodida antes que novos sedimentos se acumulassem sobre ela.
Qualquer feição geológica (fraturas, falhas, intrusões ígneas) que corta uma rocha é necessariamente mais velha que o material que está sendo afetado.
A Lei da Interseção permite identificar a ordem de formação dos estratos, que fundamenta toda a interpretação histórica de rochas estratificadas.
Derrames de lava e estratos têm extensão física em todas as direções até as margens da bacia de deposição, porém não se afinam lateralmente.
Qualquer fragmento de rocha, fóssil ou mineral que esteja incluso em outra rocha (qualquer que seja a sua natureza) é necessariamente mais jovem que ela.