A Estratigrafia é um ramo da Geologia que estuda a gênese, a sucessão no tempo geológico e a representatividade areal e vertical dos estratos e camadas de rochas de uma região, buscando-se determinar os eventos, processos e ambientes geológicos associados.
As discordâncias e diastemas correspondem aos hiatos ou intervalos de tempo entre os estratos, sendo correto afirmar:
Um diastema é um hiato no registo estratigráfico, que pode ser o resultado de uma erosão local ou de um intervalo sem deposição e que representa um grande intervalo de tempo geológico.
Uma discordância angular separa rochas metamórficas dobradas e inclinadas de idade arqueana erodidas e recobertas por arenitos estratificados plano-paralelos horizontais de idade permiana.
A desconformidade representa uma discordância erosiva entre arenitos conglomeráticos e folhelhos do mesmo período geológico.
Uma discordância é um hiato no registo estratigráfico, que pode ser o resultado de uma erosão local ou de um intervalo sem deposição e que representa um pequeno intervalo de tempo geológico.
A paraconformidade representa um diastema que separa duas sequências de estratos paralelos de períodos geológicos distintos detectados pela observação de fósseis.