O crescimento urbano acelerado e o uso e ocupação desordenados em muitas cidades brasileiras têm provocado diversos impactos ao ambiente e potencializado cenários de riscos geológicos, principalmente em áreas de terrenos com formação de carste ou outros contextos geológicos, em que se destaca a ocorrência de subsidência. Com relação à subsidência, assinale, dentre as alternativas a seguir, a que apresenta uma afirmação correta sobre esse processo do meio físico.
Corresponde ao movimento, relativamente brusco, de afundamento de terrenos, devido à deformação ou deslocamento de direção, essencialmente vertical descendente.
São deflagrados, principalmente pelas atividades de construção civil, como construção de prédios com vários subsolos, túneis e outras obras subterrâneas que influenciam no nível regional do lençol freático, escoamento e infiltração das águas superficiais provocando frequentes oscilações deste nível.
A subsidência associada à extração de águas subterrâneas pode ocorrer em sistemas de aquíferos sedimentares, e pode ser resultante do bombeamento do fluido que reduz a pressão dos poros que ajuda a suportar as camadas sobrejacentes do solo, como consequência do rebaixamento do nível da água.
Os processos de subsidência podem ser causados principalmente pela carstificação, que é a dissolução de rochas como calcários e dolomitos, o que propicia ao município de Sorocaba alta suscetibilidade à ocorrência desse processo, pelo predomínio de lentes de calcário dentre os sedimentos do Subgrupo Itararé.
Um famoso caso brasileiro de subsidência ocorreu em 1986, na Cidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo, com a ocorrência de um afundamento do solo que formou cavidades de dimensões consideráveis.