

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A análise de dados em sensoriamento remoto pode ser realizada por meio da fotogrametria e da fotointerpretação. A primeira identifica e determina objetos por meio de fotografias, produzindo informações qualitativas, e a segunda obtém medidas precisas de objetos, extraindo das fotografias informações geométricas e quantitativas.
No levantamento aerofotogramétrico em questão, a tonalidade de cinza de fotos obtidas de uma área com solo exposto e sem irrigação será mais clara que a das fotos obtidas de uma área com solo exposto e irrigada.
As imagens do satélite RapidEye, geralmente são mais eficientes que as imagens do Terra MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), para a detecção de áreas de garimpo ilegais.
A visualização total de uma fotografia em estereoscopia pressupõe que a sobreposição longitudinal entre fotografias sucessivas seja de 40%.
Os modelos digitais de terreno foram melhorados, significativamente, com o surgimento dos dados SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), que se caracterizam por acurácia, confiabilidade e gratuidade, além de proporcionarem resolução espacial de 30 m para toda a América do Sul.
Para o mapeamento de uma região por meio da aerofotogrametria, dispensa-se a cobertura com superposição entre faixas no sentido transversal de áreas comuns.
Na atualidade, uma das técnicas mais utilizadas para se determinar o geoide com alta precisão, utilizando-se o nivelamento com o Global Position Systems (GPS), consiste basicamente na representação das altitudes geoidais por meio de três componentes distintas, denominadas global, regional e local. A componente global é determinada a partir dos coeficientes que representam o elipsoide de revolução.
diques de diabásio e depósitos de ouro.
diques de diabásio e meandros abandonados.
padrões de rios entrelaçados e depósitos de carvão.
padrões de rios meandrantes e depósitos de carvão.
padrões de rios meandrantes e meandros abandonados.
Sensores imageadores de radar conseguem obter imagens independentemente da presença de nuvens, porque operam com energia polarizada.
Sensores ativos de radar, por operarem com visada lateral, são capazes de adquirir imagens independentemente da presença de nuvens.
Um dos principais problemas que afetam a aquisição de imagens em fotogrametria, denominado aberração de esfericidade, relaciona-se ao formato das lentes que compõem o sistema da câmera fotográfica. Esse problema, que decorre da curvatura da superfície da lente, afeta as imagens de objetos situados no eixo óptico e dá origem a imagens com pouca clareza e nitidez.
Imagens adquiridas pela banda 5 (comprimento de onda: 1,55 μm – 1,75 μm) do satélite Landsat TM (Thematic Mapper) são exemplos de imagens adquiridas por um sensor passivo e imageador.
A captação fotogramétrica propicia a obtenção de todos os detalhes planimétricos de determinada região, coberta aerofotogrametricamente, bem como possibilita a representação da altimetria dessa região, a partir de instrumentos e técnicas específicos.
Por meio da aerofotogrametria, realizam-se operações com fotografias da superfície terrestre e obtêm-se informações seguras mediante os processos de registro, medição e interpretação das imagens.
A quantidade de níveis de cor cinza que uma imagem pode registrar depende da resolução radiométrica do sensor, o que influencia a capacidade de percepção de detalhes da imagem. Nessa situação, uma imagem com resolução radiométrica de 10 bits é mais adequada para realizar mapeamentos de tipos de vegetação que uma de 8 bits.
A estereoscopia consiste na densificação dos pontos de controle com base nos quais se estabelece a correlação entre a imagem obtida por meio de fotos aéreas e o sistema de coordenadas do mapeamento.
Antes de o fluxo radiante de um objeto da superfície terrestre ser registrado por um sistema de sensoriamento remoto, ele sofre influência da atmosfera, devido à presença de gases, vapor de água e particulados. Portanto, é necessário que as imagens recebam tratamento de correções atmosféricas, antes de serem utilizadas na classificação de uso do solo.
A tonalidade da imagem obtida por um sensor de radar de abertura sintética será predominantemente escura, porque a maior parte da radiação eletromagnética incidente é refletida pela superfície da água.
A tonalidade da imagem obtida por um sensor que opere na faixa espectral do visível será predominantemente escura, porque a maior parte da radiação eletromagnética incidente é transmitida através da água.