

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em uma seção transversal de um canal navegável dragado, observa-se uma forma trapezoidal com base menor de 12 metros de largura e profundidade mínima de 4,0 metros, corrigida ao nível de redução do zero hidrográfico. Considerando a formação de taludes naturais com Inclinação de 3(H):1(V), qual a área da seção mestra quando o nível d'água estiver 2 metros acima do nível de redução utilizado?
48 m2.
96 m2.
72 m2.
180 m2.
126 m2.
A erosão das margens de rios e lagos por causa da supressão vegetal, causam o depósito de sedimentos, e em decorrência o assoreamento, o processo se agrava quando se instala reservatórios artificiais, mudando o equilíbrio dos cursos d'água próximos ao reservatório, ocasionando problemas relativos à erosão e assoreamento. Quando a erosão fluvial é decorrente do desgaste pelo atrito mecânico, geralmente através do impacto de partículas carregadas pela água, é classificada como:
Extrusão.
Corrosão.
Lixiviação.
Cavitação.
Corrasão.
A vulnerabilidade de um sistema aquífero depende das suas propriedades físicas bem como de sua sensibilidade a impactos naturais e àqueles causados por seres humanos. A metodologia GOD, para se acessar a vulnerabilidade de sistemas aquíferos, utiliza as seguintes informações:
Condutividade hidráulica do meio, o gradiente hidráulico e a porosidade.
Recarga ao aquífero, topografia do local e textura da zona vadosa.
Ocorrência do lençol freático, litologia da zona vadosa e camadas confinantes e profundidade do lençol freático.
Condutividade hidráulica do aquífero, tipo de solo e profundidade do nível d’água.
Processos como a dispersão, a retardação e a degradação atenuam plumas de contaminantes, diminuindo, assim, a vulnerabilidade de aquíferos. O fenômeno da dispersão reduz:
a massa de contaminantes, a partir da adsorção pelo solo
a massa de contaminantes, a partir de reações bioquímicas
a velocidade do transporte de contaminantes, a partir da adsorção
a presença de organismos patogênicos, a partir de mecanismos de sorção
a concentração de contaminantes, a partir da mistura dos solutos com águas não contaminadas
Entre os conceitos básicos de hidrogeologia, é correto afirmar que:
Aquiclude é uma formação geológica que pode conter água, mas sem condição de movimentá-la de um lugar para outro em quantidades expressivas.
Aquitardo é uma formação geológica de natureza impermeável que não transmite água.
Zonas de saturação são todos os espaços vazios que se encontram completamente ocupados por vapor de água ou ar.
Porosidade é a medida relativa do volume de espaços cheios de um meio poroso.
Infiltração é a passagem da água do interior para a superfície do solo.
Os aquíferos, em diferentes áreas do território nacional, estão sujeitos aos impactos da extração descontrolada e da ocupação indisciplinada do solo, que põem em risco a qualidade das águas subterrâneas e/ou superficiais. Um dos modelos (ou métodos) mais difundidos atualmente, utilizado para avaliar o risco de poluição das águas subterrâneas usando variáveis hidrogeológicas, é conhecido como “DRASTIC” (Aller et al., 1987). Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando essas variáveis aos aspectos em que exercem influência.
Coluna 1
1. Profundidade do nível freático sob a superfície do terreno (numérico) e recarga que recebe o aquífero (numérico).
2. Litotipo e estrutura do meio aquífero (por categoria) e condutividade hidráulica (permeabilidade).
3. Tipo de solo (por categoria) e natureza da zona não saturada (por categorias).
4. Inclinação do terreno (numérico por categoria).
Coluna 2
( ) Influi no tempo de trânsito.
( ) Influi no transporte de massa de contaminantes.
( ) Influi na renovação da água no aquífero.
( ) Influi na evacuação da água com contaminante por escoamento superficial e subsuperficial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 – 2 – 3 – 4.
1 – 3 – 2 – 4.
2 – 4 – 1 – 3.
3 – 1 – 4 – 2.
4 – 2 – 3 – 1.
À luz das classificações dos sistemas hidrogeológicos, uma formação geológica que pode conter água, mas sem condições de movimentá-la de um local para outro em condições naturais e em quantidades significativas, é denominada:
Aquífero.
Aquiclude.
Aquitardo.
Aquífugo.
A respeito de águas subterrâneas e de hidrogeologia, assinale a alternativa correta.
Em razão da tensão superficial e do atrito, não há escoamento da água no subsolo.
Ao furar-se um poço, a água, por estar no subsolo, precisa ser bombeada para ser trazida à superfície.
O teste de bombeamento é um procedimento de campo usado para determinar a profundidade da água subterrânea em determinado local.
Rochas consolidadas como granitos ou basaltos não são considerados aquíferos, pois não têm potencial para armazenar água.
As chamadas nascentes são pontos onde o terreno natural intercepta o aquífero livre.
A propriedade hidroquímica, também chamada de Potencial de Oxirredução, que determina a característica do ambiente, se redutor ou oxidante, controlando inúmeros processos químicos que ocorrem na natureza, é conhecida como:
Ph.
Eh.
Alcalinidade.
Acidez.
Na perfuração de poços, sobre o propósito do controle de poço e de retificar a situação original do poço, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve-se permitir que o fluido invasor da formação seja ventilado de forma controlada na superfície.
II. Deve-se fechar o poço provendo uma pressão de superfície para restaurar o balanço entre pressões internas e externas ao poço.
III. Deve-se abandonar o poço descontrolado.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Em Hidrogeologia, a permeabilidade é a capacidade de uma rocha ou sedimento de transmitir fluidos, sendo um dos mais importantes parâmetros na definição do desempenho e qualidade de um reservatório de água subterrânea. A permeabilidade é representada pelo coeficiente de permeabilidade K, cuja unidade é o Darcy ou, mais habitualmente, o mili-Darcy ou mD.
Compete ao geólogo, em base ao coeficiente de permeabilidade K, definir a qualidade do reservatório.
■ Um reservatório ........................ apresenta .......................... mD.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
pobre • K > 1
bom • 50 < K < 250
médio • 10 < K < 50
moderado • 50 < K < 250
muito bom • 10 < K < 50
O monitoramento periódico dos corpos d’água e a gestão integrada de bacias hidrográficas são indispensáveis para a conservação dos recursos hídricos, mas não é uma tarefa simples. Os métodos convencionais para a coleta de parâmetros de qualidade da água possuem limitações como:
I. Custo e tempo para realização das análises laboratoriais.
II. As variações espaço-temporais sempre são registradas em amostras pontuais.
III. O monitoramento contínuo é viável em regiões remotas ou de difícil acesso.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Trata-se, portanto, de um importante ciclo biogeoquímico que faz com que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente.
Sobre os processos do ciclo hidrológico, é correto afirmar que:
O ciclo da água se originou na Terra com um processo chamado de condensação: a passagem do estado líquido para o estado gasoso.
A água da chuva absorvida pelas plantas evapora e volta à atmosfera por um processo conhecido como evapotranspiração.
Durante o processo que chamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” a água passa essencialmente pelos estados sólido e líquido de forma que vai sempre se renovando a cada ciclo completo.
Evaporação é a transformação da água no seu estado gasoso para o estado líquido, à medida que se desloca da atmosfera para a superfície da terra.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de transpiração, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade.
As bacias hidrográficas de escoamento superficial constituem-se como unidades primordiais de planejamento e gestão dos recursos hídricos. Conhecer as características dessa unidade é essencial para garantir a segurança hídrica, entre outros aspectos. A esse respeito, é correto afirmar que são componentes geomorfológicos de uma bacia hidrográfica, independentemente de sua grandeza,
os divisores de águas, os planaltos e as planícies.
os interflúvios, os talvegues e as vertentes.
os interflúvios, os divisores de águas e os planaltos.
os divisores de águas, as planícies e as ravinas.
as vertentes, as ravinas e as planícies.
Tendo em vista as informações desse gráfico, quanto ao tratamento de efluentes, considerando que a DBO é medida na forma de DBO5,20, assinale a alternativa correta.
O VMP é mais restritivo que os valores estabelecidos para DBO pela Resolução Conama específica.
DBO5,20 corresponde à quantidade de oxigênio consumido, no período de cinco horas, a uma temperatura de 20 °C.
No mês de julho de 2018, levando em consideração os resultados da DBO, entende-se o lançamento de efluentes como estando em conformidade com a legislação ambiental, ainda que se observe a formação de espumas a jusante.
A outorga concedida à ETE mencionada tem validade máxima admissível de 50 anos.
A referida ETE, por ter recebido outorga de lançamento, foi dispensada de licenciamento ambiental.
Define-se como água subterrânea aquela que ocorre abaixo do nível de saturação, ou nível freático, presente nas formações geológicas aflorantes e parcialmente saturadas, e nas formações geológicas profundas totalmente saturadas.
FEITOSA, A. C.; MANOEL FILHO, J.; FEITOSA, E. C.; DEMÉTRIO, J. G. A. (2008). Hidrogeologia: conceitos e aplicações. Ed. CPRM/SBG, 3. ed., 812 p. ISBN 978-85-7499-061, com adaptações.
A umidade pode ser dividida em zonas de acordo com a proporção relativa do espaço poroso ocupado pela água.
TUCCI, C. E. M. (2012). Hidrologia: ciência e aplicação. ed. UFRGS, 4. ed., 944 p. ISBN 85-7025-663-9.
Com relação às informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
A espessura da “zona capilar” do solo depende da distribuição do tamanho dos poros e da homogeneidade do terreno. Como a umidade decresce de baixo para cima, na parte inferior, próxima à superfície freática, os poros encontram-se praticamente saturados.
Em determinados locais constituídos por rochas como granito, gabro, gnaisse e micaxisto, verifica-se um acréscimo na produtividade dos poços com o aumento da espessura estática saturada das rochas.
A umidade existente na “zona intermediária” do solo origina-se da água capilar relacionada às raízes das plantas, além da água de retenção por forças não capilares.
As fraturas de uma rocha criam uma porosidade secundária responsável pela circulação da água subterrânea e uma permeabilidade responsável pelo armazenamento da água nas rochas.
A água presente na “zona da água do solo” é importante sob o aspecto hidrogeológico pelo fato de possuir baixa mobilidade em razão da ação gravitacional e de poder ser extraída por sistemas de bombeamento.
A quantidade e qualidade dos recursos hídricos são dois aspectos que estão relacionados e devem ser considerados nos processos de gestão, principalmente nos grandes centros urbanos. Com relação à gestão, ao uso e à qualidade desses recursos, é correto afirmar que
toda água poluída é considerada contaminada.
a gestão dos recursos hídricos superficiais deve considerar o limite das bacias hidrográficas.
o uso doméstico constitui o maior segmento a consumir água no planeta.
os recursos hídricos subterrâneos contribuem de forma inexpressiva no uso doméstico pela população global.
com relação a quantidade, as questões relacionadas as mudanças climáticas não devem ser consideradas no processo de gestão dos recursos hídricos.
O quadro abaixo resume as características de porosidade das Unidades Hidrogeológicas do Munícipio de Viamão.
Domínio Hidrogeológico | Unidade Hidrogeológica | Tipo de Porosidade |
Planície Fluvio-Lacustre | Planícies Fluviolacustres | Intergranular |
Costeiro | Águas Claras Planície Lagunar Externa | Intergranular |
Bacia do Paraná | Rio Bonito | Misto |
Escudo Sul-riograndense | Depósitos de Encosta Dom Feliciano Pinheiro Machado | Aquitardo Fraturado Fraturado |
Fonte: Zoneamento Ambiental Ecônomico de Viamão – RS/Unisinos 2016
Qual alternativa está totalmente correta?
Aquífero Águas Claras: corresponde à zona de ocorrência dos depósitos de paleodunas costeiras, o melhor aquífero da Região Metropolitana de Porto Alegre. Essa unidade hidrogeológica distribui-se ao longo de uma faixa relativamente estreita de direção sudoeste-nordeste com cerca de 100 km de extensão.
Domínio Hidrogeológico Costeiro: compreende os depósitos sedimentares relacionados à barreira marinha e aos depósitos lagunares internos. É característica desse domínio o baixo rendimento dos poços e alta profundidade de exploração.
Planície Lagunar Externa: depósitos lagunares de aquíferos equigranulares, multicamadas. Com areias bem selecionadas de laminação cruzada plano-paralela, que se interdigitam com depósitos de dunas em direção à base.
Domínio Hidrogeológico da Bacia do Paraná: é característica desse domínio a insubordinação total ou parcial do armazenamento. Fluxo superficial à ocorrência de zonas fraturadas. Baixa profundidade de exploração e ótima qualidade das águas produzidas.
Domínio Hidrogeológico do Escudo Sul-Rio-Grandense: possui a peculiaridade de apresentar a menor densidade de poços. Constituído por aquíferos descontínuos restritos a zonas fraturadas desenvolvidas sobre granitos e gnaisses. Apresentam coberturas eluviais menos espessas, que foram rebaixadas erosivamente.
Quanto aos processos erosivos, assinale a opção correta.
As corridas de material transportado são fenômenos que ocorrem sem origem antrópica, podendo ser de lama (mudflow), de terra (earthflow) ou de detritos (debrisflow).
O movimento de debrisflow é lento e costuma ter trajetória de baixo impacto.
O processo erosivo pode se desenvolver de forma linear por meio da concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, formando sulcos e ravinas.
A erosão linear pode se desenvolver na forma de voçorocas, por meio de processo conhecido por piping, deflagrado por ação de águas pluviais superficiais.
Os movimentos de massa não são processos erosivos embora envolvam eventos de grandes proporções, como rastejo, escorregamentos e queda de blocos.
No que se refere a processos de erosão e assoreamento, assinale a opção correta.
Todo processo de formação de voçorocas induz a formação de depósitos de assoreamento, principalmente na região amazônica.
A dinâmica sedimentar natural em uma bacia hidrográfica sempre ocorre pelo fluxo natural de erosão-transporteassoreamento.
Os relevos montanhosos induzem sempre a ocorrência de movimentos de massa, principalmente os do tipo mudflow.
O assoreamento, provocado naturalmente ou por ação antrópica, indica sempre que a capacidade de transporte da rede de drenagem é insuficiente para a carga de sedimentos erodida nas áreas de montante.
As planícies são os ambientes mais propícios para o mecanismo de piping e formação de voçorocas.