Questões de Concurso sobre Mineralogia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
502 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação aos principais grupos de meteoritos, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Acondritos possuem composições indiferenciadas, tendo perdido uma grande fração de seu conteúdo primordial de metal, e, geralmente, não contêm côndrulos.


B

Aerólitos são compostos basicamente por silicatos.


C

Siderólitos são considerados meteoritos mistos, pois são compostos por ferro-níquel e sulfetos em proporções equivalentes.


D

Condritos são os meteoritos mais significativos para a compreensão da cronologia inicial do sistema solar, uma vez que são os menos primitivos de todos os meteoritos, tendo sofrido apenas um leve metamorfismo térmico ou hidrotermal.


E

Sideritos são meteoritos metálicos formados de uma liga ferro-platina.

Em relação aos argilominerais, analisar os itens abaixo:



I. A caulinita possui carga elétrica positiva e alto poder de retenção para água.

II. As esmectitas são caracterizadas pelo alto poder de retenção para a água e alta expansibilidade.

III. As ilitas apresentam propriedades intermediárias entre a caulinita e a esmectita.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Nenhum dos itens.


E

Todos os itens.

Os “remineralizadores de solo” foram inseridos em instrução normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento-MAPA (IN MAPA 05/2016) com o objetivo de flexibilizar ações que aumentem a fertilidade e rejuvenesçam os solos muito intemperizados. Em determinados contextos, o excesso de sódio (Na) causa alta dispersão de argila no solo, limitando as condições físico-químicas para o desenvolvimento de plantas. A aplicação do pó de brecha basáltica reduz cerca de 65% da dispersão de argila, embora não remova o Na. Assinale a alternativa que indica o mineral, presente na brecha basáltica, que seria o responsável pelo não deslocamento do Na.


A

Esmectita.


B

Gipsita.


C

Clorita.


D

Caulinita.

Todos os minerais possuem uma simetria definida pelo arranjo de suas faces, o que permite o agrupamento deles em diferentes classes. Os elementos de simetria se organizam em trinta e duas combinações possíveis, originando trinta e duas classes de cristais, que posteriormente são agrupadas em cerca de seis sistemas cristalinos. Assinale a alternativa que é exemplo de mineral com sistema hexagonal.


A

ZnO.


B

Pb4FeSb6S14.


C

MnO2.


D

PbS.


E

Cu2O.

A deficiência de zinco talvez seja uma das que mais afeta o crescimento de plantas, resultando em pequena expansão foliar e encurtamento dos internódios (formação de "roseta"). Assinale a alternativa que se refere ao elemento que pode interferir no metabolismo de Zn assim como em sua absorção pelas raízes.


A

S.


B

Cu.


C

Mn.


D

P.


E

Fe.

Os piroxênios compõem um relevante grupo de minerais ferromagnesianos formadores de rocha. Inossilicatos de cadeia simples possuem variações com sistema cristalino monoclínico (clinopiroxênios) e ortorrômbicos (ortopiroxênios). São exemplos de ortopiroxênios:


A

pigeonita e augita


B

onfacita e aegirina


C

diopsídio e enstatita


D

enstatita e ferrossilita


E

diopsídio e hedenbergita

A dureza relativa dos minerais é uma característica física que auxilia na determinação do mineral ou da assembleia mineralógica de uma amostra de rocha, sobretudo quando a condição da análise é um experimento em campo, no afloramento, para uma avaliação preliminar petrográfica. A capacidade de um determinado mineral deixar vinco ou riscar em outro demonstra a sua dureza superior. Nessa situação, a Escala de Dureza de Mohs pode ser aplicada. Qual dos minerais seguintes tem a capacidade de riscar a Apatita?


A

Gipsita.


B

Talco.


C

Fluorita.


D

Feldspato.


E

Calcita.

Relacione a coluna da esquerda, que apresenta minerais numerados de 1 a 5, com a coluna da direita, que representa as classes cristalinas a que eles pertencem.


1. Dolomita

2. Pirita

3. Halita

4. Quartzo

5. Cianita


( ) Halogenetos

( ) Carbonatos

( ) Sulfetos

( ) Tectossilicatos

( ) Nesossilicatos


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

3, 1, 2, 4, 5.


B

2, 1, 3, 4, 5.


C

1, 2, 3, 5, 4.


D

3, 2, 1, 5, 4.

O(a) ______ de um mineral pode ser definido(a) como a(s) forma(s) com a qual o mesmo aparece frequentemente na natureza, por exemplo: como prismas alongados; como cristais tabulares (achatados); como agregados cristalinos com arranjos geométricos característicos; ou mesmo como grãos com forma indefinida.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.


A

clivagem


B

partição


C

fratura


D

hábito


E

origem

Qual propriedade mineral é determinada pela estrutura cristalina e composição química do mineral?


A

Cor.


B

Dureza.


C

Brilho.


D

Clivagem.

A propriedade física é uma das principais características utilizadas na classificação e determinação dos minerais, pela facilidade com que pode ser aplicada na prática. Abaixo estão listadas algumas asserções sobre as propriedades físicas dos minerais.


( ) O hábito de um mineral é definido predominantemente pela sua estrutura cristalina. Os principais hábitos encontrados podem ser: acicular, prismático, granular, etc.

( ) A tenacidade é classificada pela escala de Mohs e representa a resistência de um mineral a ser riscado. Trata-se de um dos principais procedimentos na identificação dos minerais.

( ) O traço de um mineral é caracterizado pela cor que o mesmo deixa ao ser riscado em uma superfície. Minerais podem apresentar cores de traço diferente da sua coloração.

( ) A clivagem é uma propriedade apenas visível à luz do microscópico petrográfico e compreende planos de fratura regulares e simétricos entre si.


Marque a alternativa que apresenta a ordem correta de avaliação das asserções como verdadeiras (V) ou falsas (F), de cima para baixo.


A

V, F, V, F.


B

V, V, V, V.


C

F, F, V, F.


D

F, V, F, V.

O Grupo das Micas, que são indicativos de depósitos de minerais, é formado por minerais que possuem importância no estudo da petrogênese de rochas ígneas e metamórficas. Sabendo-se que esses minerais pertencem aos Filossilicatos, quais as principais propriedades utilizadas ao microscópio para separar os minerais do Grupo das Micas?


A

Pleocroísmo e índice de refração.


B

Caráter óptico e sinal óptico.


C

Hábito e elongação.


D

Ângulo de extinção e clivagem.

Um cristal possui um grupo espacial P4/nmm. Quantos planos de reflexão perpendicular ao eixo de rotação de ordem 4 (4-fold) estão presentes?


A

4.


B

3.


C

2.


D

1.

O que é extinção sistemática na cristalografia?


A

Uma falha na estrutura cristalina que resulta na perda de simetria.


B

Um processo de dissolução de um cristal em um solvente.


C

Uma técnica de análise que utiliza raios-X para determinar a estrutura de um cristal.


D

Uma anomalia observada em padrões de difração de raios-X que ocorre devido à presença de eixos helicoidais e planos de deslizamento.

Quando uma rocha acumula deformação, alguns processos em microescalas causam mudanças na sua estrutura interna, forma ou volume. As estruturas que podem revelar os mecanismos de deformação interna das rochas são, em geral, microscópicas e recebem o nome de microestruturas. Quando os mecanismos de deformação produzem microestruturas que afetam mais de um grão mineral, tais como deslizamento em contato de grãos ou fraturamento de agregados, a deformação é denominada:


A

Intercristalina.


B

Policristalina.


C

Cristalina.


D

Mesocristalina.


E

Microcristalina.

As rochas ígneas podem ser classificadas de acordo com a porcentagem de sílica em rochas insaturadas, saturadas e supersaturadas.


Assim, uma rocha insaturada pode apresentar os seguintes minerais em sua assembleia mineral


A

hyperstênio e labradorita.


B

nefelina e albita.


C

diopisídio e augita.


D

forsterita e quartzo.

O quadro a seguir apresenta os minerais típicos das fácies metamórficas formados a partir de protólitos de diferentes composições:

Fácies

Protólito: Folhelho

Protólito: Basalto

(1)

granada, piroxênio Na, quartzo

piroxênio sódico e granada

(2)

muscovita, clorita, quartzo, plagioclásio Na

albita, epidoto, clorita

(3)

granada, silimanita, plagioclásio, quartzo

piroxênio Ca, plagioclásio Ca

(4)

muscovita, biotita, granada, quartzo, plagioclásio

anfibólio, plagioclásio

Observe as paragêneses acima e assinale a alternativa CORRETA com as fácies descritas, respectivamente, em (1), (2), (3) e (4):


A

xisto verde – granulito – anfibolito – eclogito.


B

eclogito – xisto verde – granulito – anfibolito.


C

anfibolito – xisto verde – granulito – eclogito.


D

granulito – anfibolito – xisto verde– anfibolito.


E

xisto verde – anfibolito – eclogito – granulito.

Qual dos seguintes métodos é usado para resolver o problema das fases quando apenas amplitudes de difração são conhecidas?


A

Método dos Mínimos Quadrados.


B

Método de Debye-Scherrer.


C

Métodos Diretos.


D

Método de Máxima Verossimilhança.

As argilas são minerais de extrema relevância ambiental e geotécnica, porque interferem na mobilidade geoquímica de alguns contaminantes no solo e nas águas subterrâneas, bem como alteram as propriedades mecânicas das rochas. Sobre os argilominerais, assinale a alternativa correta.


A

Pertencem à subclasse dos tectossilicatos.


B

A caulinita é expansiva na presença de água.


C

As esmectitas têm alta capacidade de troca catiônica.


D

A goetita pertence ao grupo das esmectitas.


E

São formados em ambientes ígneos e metamórficos.

Basaltos do grupo Serra Geral são rochas ígneas abundantes no Rio Grande do Sul. Devido às suas propriedades físicas, são um bem mineral amplamente utilizado como agregado na indústria da construção civil. Sobre os basaltos do grupo Serra Geral do Rio Grande do Sul, assinale a alternativa correta.


A

Possuem ortoclásio como mineral essencial.


B

Têm idades entre 100 e 110 milhões de anos.


C

A lavra pode ser feita apenas com licença municipal.


D

Foram gerados antes da abertura do Oceano Atlântico Sul.


E

As unidades eruptivas têm natureza piroclástica.

   
Gerar simulado