Imagem de fundo

Os minerais são constituintes básicos das rochas. A Mineralogia estuda a composição, a ...

Os minerais são constituintes básicos das rochas. A Mineralogia estuda a composição, a estrutura, a aparência, a estabilidade, os tipos de ocorrência e as associações de minerais. Os geólogos definem um mineral como uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica.


Analise as proposições em relação ao detalhamento de cada parte da definição de mineral.


I. De ocorrência natural: Os minerais devem ser encontrados na natureza, contudo alguns processos industriais podem gerar minerais.

II. Substância sólida cristalina: Os minerais são substâncias sólidas (não são líquidos nem gases). O mineral é uma substância cristalina, ou seja, as minúsculas partículas de matéria, ou átomos, que o compõem estão dispostas em um arranjo não ordenado e sem formas.

III. Geralmente inorgânico: Os minerais são definidos como substâncias inorgânicas, excluindo, assim, os materiais orgânicos que formam os corpos das plantas e dos animais. Contudo, muitos minerais são secretados por organismos, como a calcita.

IV. Com uma composição química específica: A composição química de um mineral, dentro de limites definidos, tanto pode ser fixa como variável.


Assinale a alternativa correta.

A

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

B

Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

C

Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

D

Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

E

Todas as afirmativas são verdadeiras.