As rochas ígneas, rochas magmáticas ou rochas eruptivas são um dos três principais tipos de rocha. São a categoria de rocha predominante na crosta terrestre, constituindo mais de 70% de seu volume. São rochas provenientes da solidificação do material magmático, o magma. A formação das rochas ígneas vem do resultado da consolidação devido ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. As rochas ígneas podem ser classificadas a partir da sua textura, e de sua composição química e mineralógica.
Sobre as características que definem essa classificação das rochas ígneas, é correto afirmar:
As rochas ígneas intrusivas também são conhecidas como vulcânicas.
As rochas ígneas intrusivas são formadas quando a lava é expelida pelos vulcões, contendo proporções variáveis de vidro vulcânico.
O rápido resfriamento na superfície terrestre gera rochas ígneas intrusivas, que apresentam texturas de granulação fina, ou aparência vítrea.
O resfriamento lento do magma no interior da Terra permite um tempo maior para que se formem os cristais que se encaixam entre si, caracterizando as rochas ígneas extrusivas.
O rápido resfriamento na superfície terrestre gera rochas ígneas extrusivas, que apresentam texturas de granulação fina, ou aparência vítrea.