Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Em relação sensoriamento remoto aplicado aos estudos geológicos alguns fatores são considerados, quando imagens são utilizadas em aplicações geológicas, dentre eles a litologia (tipos de rochas) e a fisiografia da região. Em relação a esses dois fatores, assinale a alternativa incorreta.
O mapeamento geológico parte do princípio que diferentes tipos de rochas, ou seus derivados do intemperismo, possuem comportamentos espectrais próprios.
Entre as rochas parcialmente alteradas nota-se comportamento semelhante, apenas com um aumento relativo dos valores de reflectância.
A escolha adequada da banda espectral é fundamental para a obtenção de bons resultados no mapeamento dos tipos de cobertura, inclusive a vegetal.
Entre as rochas a reflectância cresce dos termos ácidos (pegmatitos e granitos) para os básicos e ultrabásicos.
A erosão diferencial contribuem para análise estrutural e a discriminação litológica, pois a parte superior da floresta tende a acompanhar os traços do relevo regional, que por sua vez refletem a organização estrutural.