Imagem de fundo

Durante a constituição histórica do município de Inhumas...

Durante a constituição histórica do município de Inhumas, identificamos, por volta da década de 1930 a presença expressiva de imigrantes sírio-libaneses, espanhóis, italianos, japoneses e portugueses. Nesse período, Inhumas passou a se destacar como “Princesinha do Cerrado”.

A presença de tais imigrantes e o destaque dado a este município à supramencionada época histórica ocorreu devido:


A

A chegada da ferrovia até Anápolis, além da marcha para o Oeste promovida pela Revolução de 1930 e, também, o expresso interesse pela terra roxa de mata cultivável, ótima para a cultura do café.


B

A implementação da rodovia Inhumas-São Paulo, a presença de trabalho escravo o interesse pela bauxita, mineral encontrado em grande quantidade no referido período, na área correspondente a esse município.


C

A implantação da ditadura Vargas que disseminou um projeto de interiorização do Brasil e condicionou a entrada dos imigrantes no Brasil à ocupação dos espaços rurais brasileiros.


D

Ao interesse pelas terras férteis para plantação de soja, que contava com os avanços das ciências agrárias na implementação de defensivos agrícolas que potencializavam o agronegócio, além do apoio governamental para legalização ambiental das fazendas que obtiveram licença para promover assoreamento e derrubada de florestas.