Primeira Guerra Mundial – A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. O fato motivou um ultimato do Império Austro- -Húngaro à Sérvia e, em 28 de julho seguinte, a declaração de guerra àquele país. Na verdade, as tensões e rivalidades que, desde meados do século XIX, envolviam as principais potências europeias e não europeias haviam crescido a tal ponto que foi rompido o equilíbrio de poder que governava a política internacional.
(https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/ CentenarioIndependencia/PrimeiraGuerraMundial. Acessado em 09 de setembro de 2019)
Entre os fatores que contribuíram para eclosão do conflito bélico citado no excerto, pode ser apontado(a)
a secular rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha, que disputavam a hegemonia comercial na América do Sul.
o desenvolvimento da indústria de base do Império Russo, que colocava em risco os interesses da Áustria- Hungria e da Alemanha.
o descontentamento da França e da Inglaterra com a Partilha da África determinada pela Conferência de Berlim, que beneficiou a Alemanha.
o expansionismo territorial do Império Turco-Otomano no Oriente Médio, que eliminou a influência das potências europeias na região.
o revanchismo da França contra os alemães, que haviam anexado territórios franceses após a Guerra Franco-Prussiana.